Se seu navegador não suportar JavaScript. Algumas funcionalidades não serão exibidas, estamos trabalhando para disponibilizar mais breve possível as funcionalidades sem javascript.

suaCidade

São Luís

20/10/2017 - 05:54

Sao Luis: Algumas Nuvens, 26 °C

I Mosta Cultura Ativa movimenta São Luís neste fim de semana

I Mosta Cultura Ativa movimenta São Luís neste fim de semana

Uma homenagem ao quarto centenário de São Luís, a 1º Mostra Cultura Ativa é um incentivo à profissionalização dos segmentos culturais que compõem a cadeia da economia criativa da capital maranhense.

A primeira edição do evento reúne, em grande miscelânea, a arte e cultura maranhense, até o dia 30 de setembro, no Centro de Comercialização de Produtos Artesanais do Maranhão (Ceprama).

A Mostra Cultura Ativa foi idealizada para ser uma vitrine dos atrativos culturais com a exposição e comercialização de produtos e serviços.

Espaços temáticos dedicados ao artesanato, literatura, dança, teatro, música, artes visuais, cinema, fotografia e todas as criações, tradições e inovações que são a essência do povo maranhense.
Também fazem parte da Mostra uma exposição tecnológica e oficinas de gastronomia, com receitas e sabores que conquistam o Brasil e o Mundo.

“A mostra é um grande cenário onde todos podem participar – de crianças a idosos, estudantes a universitários, profissionais a empresários, pessoas públicas e público em geral, pois arte e cultura fazem parte da nossa vivência, nossa história. O objetivo é que todos os envolvidos na economia criativa de São Luís e a sociedade em geral se envolvam, participem, reconheçam a riqueza e a força da nossa cultura, vejam as oportunidades de negócios e valorizem o que é nosso. Mostramos a São Luís do passado, do presente e suas projeções futuras no que diz respeito à produção artístico-cultural”, coloca a superintendente do Sebrae, Simone Macieira.

Programação

A programação deste fim de semana é vatas. De sexta-feira a domingo, das 16h à meia-noite, apresentações culturais, rodas de conversa, oficinas e exposição de produtos artesanais e artísticos atraem o público para o espaço.

A tarde de hoje começa com a roda de conversa Economia da música: empreendedorismo cultural e mobilização. Às 16h, o diretor-executivo da feira de Música do Ceará, Ivan Ferraro, o coordenador cultural do Sebrae Ceará, Glauber Uchôa, além de Luciana Simões e Alê Muniz, do Criolina e produtores do Projeto BR-135, discutem o fazer musical, entendendo a expressão artística também como fonte de renda e uma das molas propulsoras do turismo local.

A música também é tema das oficinas do Espaço Saber Fazer, no Ceprama. Das 8h às 12h, o DJ Natty Dread propicia aos participantes a experiência criativa na oficina DJ: iniciação e experimentação. Já às 14h, Daniel Lemos se apropria das novas mídias e ministra o minicurso Fazendo mídia no computador.

Já no Espaço Teatro e Dança, na Concha Acústica, serão apresentados os espetáculos A solidão de Dom Quixote, da Companhia Las Locas de Pancho, às 18h, e Uma ilha de encantos e mistérios, do Grupo Grita, às 19h.

Sábado

O designer de moda Chico Coimbra, os estilistas Cacau de Aquino e Rodrigo Raposo e a diretora-executiva do SLZ Fashion, Rafaela Albuquerque são os convidados da roda de conversa Moda e Economia criativa, que começará às 14h.

No plano musical, o consultor de gestão e negócios Leonardo Salazar conta suas experiências com a produção musical na palestra Música Ltda.: um plano de negócios da música, às 9h.

O músico Isaías Alves bate papo com o púbico da Mostra Cultura Ativa sobre Percursão e bateria: um olhar sobre o jazz, a África e o Maranhão, às 14h. Já às 19h.

A Companhia Chegança de Circo e Teatro apresentará o espetáculo Gran Circo de Variedades, que deve agradar a criançada, na Concha Acústica.

No domingo, o audiovisual tem sua vez no evento. Além de roda de conversa, uma mostra de vídeos será apresentada e haverá cursos sobre produção cinematográfica. Toda a programação da Mostra é gratuita.
 





Notícias

greg

Enquete

Você é a favor do Uber ou outros aplicativos de transporte em São Luís?:

E-mail: