Se seu navegador não suportar JavaScript. Algumas funcionalidades não serão exibidas, estamos trabalhando para disponibilizar mais breve possível as funcionalidades sem javascript.

suaCidade

São Luís

20/10/2017 - 05:55

Sao Luis: Algumas Nuvens, 26 °C

Cortejo anima pré-carnaval no Centro Histórico de São Luís

Cortejo anima pré-carnaval no Centro Histórico de São Luís

A segunda edição do cortejo carnavalesco invadiu as ruas do Centro Histórico de São Luís, nesta sexta-feira (25), levando maranhenses e turistas a brincarem em mais uma prévia do Carnaval, promovido pelo Governo do Estado e realizado pelas secretarias de Estado de Cultura (Secma), em parceria com as de Comunicação Social (Secom), Turismo (Setur), Segurança (SSP) e Saúde (SES). Este ano o tema é “A mistura é a nossa maior riqueza".

A secretária de Estado da Cultura, Olga Simão, participou da festa vestindo um fofão e destacou que o cortejo representa a mistura de manifestações existentes na folia de rua de São Luís. “O Carnaval do Maranhão é único no Brasil com seus blocos tradicionais, tribos de índios, tambor de crioula e tantas outras manifestações. O cortejo é uma prévia de como será o carnaval em São Luís, uma festa cheia de alegria e paz”, ressaltou.

Também vestindo fofão, o deputado estadual Roberto Costa ressaltou a beleza da festa. “Vim acompanhar o cortejo com uma forma de prestigiar o nosso Carnaval e a força da nossa cultura, que é tão rica”. Acompanharam também o cortejo, o diretor-geral do Detran, André Campos; brincantes de grupos e populares.

Desfile

A programação teve início com a concentração dos blocos tradicionais, organizados, alternativos e afros, tribos de índio e escolas de samba, na Praça Deodoro. Em seguida, os grupos fizeram um arrastão pela Rua Grande em direção à Praia Grande. Além disso, o bloco Vagabundos du Jegue animou o público em cima da Jardineira.

Participaram do cortejo os Blocos Alternativos “Tribal” e “Ritmistas Unidos da Madre Deus”; os Blocos Tradicionais “Os Brasinhas”, “Os Tropicais do Ritmo”, “Os Fanáticos” e “Os Vigaristas do Ritmo Turma das Piruas”; os Blocos Organizados “Canto Kente” e “Mocidade Independente Unidos de Fátima”; as Tribos de Índio “Carajás”, “Os Tupinambás do Anjo da Guarda” e “Guarany”; as escolas de Samba Unidos de São José de Ribamar e Acadêmicos do Túnel do Sacavém; o Bloco Afro Abibimã e Turma do Vandico.

O mímico Gilson César, integrante da trupe de artistas que abre o cortejo, falou sobre a importância de levar a festa para as Ruas do Centro Histórico. “O grupo representa situações cômicas do cotidiano de São Luís, como a lenda da serpente encantada, levando alegria ao público e resgatando a beleza desta festa de rua”, contou.

Para presidente da Tribo de Índio Carajás, Inaldo Lima Medeiros, o cortejo já é uma tradição em São Luís. “Para nós, é muito importante mostrar o ritmo diferenciado da tribo de índio, que faz parte da tradição do carnaval e o cortejo nos ajuda a mostrar para um novo público essa riqueza e sonoridade única”, declarou.

A decoradora e brincante do Bloco Tradicional Os Fanáticos, Giovana Leitão, afirmou que o ritmo das manifestações do estado é emocionante. “Participar de um bloco emociona não só quem participa, mas também o público que pode acompanhar a beleza de cores, ritmos e sons”, ressaltou.

Em outros pontos da Praia Grande, como a Praça Nauro Machado, Canto da Cultura (Rua Portugal) e Praça da Faustina, também houve apresentação de brincadeiras carnavalescas.

 

Fonte: Secom





Notícias

greg

Enquete

Você é a favor do Uber ou outros aplicativos de transporte em São Luís?:

E-mail: