Se seu navegador não suportar JavaScript. Algumas funcionalidades não serão exibidas, estamos trabalhando para disponibilizar mais breve possível as funcionalidades sem javascript.

suaCidade

São Luís

13/12/2017 - 00:31

Sao Luis: Céu Limpo, 27 °C

Escolas que homenageavam ex-ditadores tem nomes trocados

Escolas que homenageavam ex-ditadores tem nomes trocados

10 escolas maranhenses que carregavam o nome de ex-presidentes que governaram o Brasil durante o período da ditadura militar tiveram os nomes modificados.

As instituições foram renomeadas por meio de um processo de votação feito pela comunidade escolar, que removeu a homenagem feita à personalidades que constam no Relatório Final da Comissão da Verdade como responsáveis por crimes de tortura durante o regime.

A mudança aconteceu em uma data simbólica: no dia 01 de abril, dia em que o golpe militar brasileiro completou 51 anos.

Na capital São Luís, a escola estadual que se chamava Marechal Castelo Branco passará a ser chamada de Unidade Jackson Lago. As unidade de Caxias, Fortaleza dos Nogueiras, Governador Newton Bello, Gonçalves Dias e Imperatriz que levavam o nome do ditador se chamam agora U.E Professora Suely Reis, CE Vera Lúcia dos Santos Carvalho, CE Antônio Macêdo de Almeida e C.E Sulamita Lúcio do Nascimento,  CE Vinícius de Moraes, respectivamente.

Em Timbiras, cuja escola tinha o nome do ex-presidente Emílio Garrastazu Médici passará a ser chamada CE Paulo Freire. O educador também substituiu o nome do ditador na cidade de Loreto. A U.I Presidente Costa e Silva de Caxias foi renomeada para U.I Professora Rita de Cássia Azevedo, e em Timon a C.E. Marechal Castelo Branco agora é C.E. Maria de Conceição Teófilo Silva.

 

 

 





Enquete

Você é a favor do Uber ou outros aplicativos de transporte em São Luís?:

 


E-mail:

greg