Se seu navegador não suportar JavaScript. Algumas funcionalidades não serão exibidas, estamos trabalhando para disponibilizar mais breve possível as funcionalidades sem javascript.

suaCidade

São Luís

20/10/2017 - 06:00

Sao Luis: Algumas Nuvens, 26 °C

Pesquisadora encontra novo grupo de espécie de sapo no MA

Pesquisadora encontra novo grupo de espécie de sapo no MA

Um novo grupo de espécie de sapo foi encontrado no município de São Pedro da Água Branca, na região oeste maranhense.

A descoberta foi realizada pela pesquisadora da Universidade Federal do Maranhão, Gilda Vasconcellos de Andrade, que pela descoberta foi homenageada com o nome do anfíbio, batizado de Rhinella gildae.

"Foi uma felicidade imensa receber esta homenagem, é um reconhecimento do meu trabalho, tem outras implicações também, esse nome ficará eternamente. A larva desta sapo ainda não é conhecida. Pretendo ainda, incentivar os alunos no estudo mais detalhado da biologia e ecologia do anfíbio, saber como está o status de sua população", declarou a professora.

Sobre a nova espécie

Rhinella gildae, é encontrado no sul da Amazônia, foi coletado em 28 de outubro de 1998, e é caracterizado pela combinação das seguintes características: cristas cefálica pouco desenvolvidas; glândula parotóide sem linha lateral de tubérculos; em vista dorsal, crista supratympanic não excede o ângulo das maxilas; e a presença de uma linha vertebral. É uma espécie natural da floresta tropical (bioma amazônico), também estão associados a ambientes florestais (Ciliar e florestas estacionais). Como as florestas vem sofrendo desmate, faz-se necessário a urgente conservação do anfíbio.

 

 

 

 

 





Notícias

greg

Enquete

Você é a favor do Uber ou outros aplicativos de transporte em São Luís?:

E-mail: