Se seu navegador não suportar JavaScript. Algumas funcionalidades não serão exibidas, estamos trabalhando para disponibilizar mais breve possível as funcionalidades sem javascript.

suaCidade

São Luís

20/10/2017 - 05:58

Sao Luis: Algumas Nuvens, 26 °C

Turistas franceses são recepcionados ao toque do Tambor de Crioula em SL

Turistas franceses são recepcionados ao toque do Tambor de Crioula em SL

Cerca de 200 turistas franceses que desembarcaram no Porto do Itaqui,  neste sábado (19), foram recepcionados ao som do tambor de crioula e, ainda, puderam degustar o tradicional guaraná Jesus, na Central de Informações Turísticas da Setur (Praça Benedito Leite - Centro). Eles, ainda, fizeram um city tour pelo Centro Histórico de São Luís, conhecendo os principais pontos do local.

A ação foi realizada pela Secretaria Municipal de Turismo (Setur) e Subprefeitura do Centro Histórico de São Luís. “Muito simpática a recepção. Pessoas alegres, dançantes. E a cultura da cidade é um espetáculo. O guaraná Jesus então, é uma delícia”, comentou a turista Yvete Beligny.

Jean Marie adorou e declarou que quer retornar em breve. “A beleza da cidade é peculiar e a hospitalidade dos moradores é um atrativo à parte. Tem muita coisa para visitar e apreciar. É uma cidade muito linda, riquíssima culturalmente e de uma população bastante acolhedora”, destacou o francês.

 No passeio pelo Centro Histórico, os franceses também tiveram a oportunidade de apreciar sem moderação o artesanato maranhense. São chapéus, bolsas, bijuterias, tudo trabalhado à base da palha de buriti, palmeira típica da região. Além disso, têm miniaturas do bumba meu boi, azulejos pintados à mão e objetos decorativos e utilitários produzidos com fibra, cerâmica e madeira. Difícil foi voltar pra casa sem levar o fruto da criatividade dos artesãos do Estado.

“Estou encantada. A riqueza de detalhes encontrada em cada artesanato, mostra o bem fazer dos artesãos da terra. Eu já fiz minhas compras”, afirmou Clarice Lamartine.

Para a secretária de Turismo de São Luís, Socorro Araújo, a boa recepção desses turistas, assim como de outros que visitam a cidade, é de extrema importância para o turismo local. "Recepcioná-los bem é uma forma de trazê-los de volta. Com os cruzeiros, eles vêm para passar apenas algumas horas, mas com essa recepção calorosa, com certeza sentem vontade de retornar em uma próxima oportunidade. E é com essa hospitalidade e alegria que recebemos a todos que nos visitam", disse ela.

A agência responsável pelo receptivo do navio, acompanhou os franceses durante toda a estadia deles em solo ludovicense. Depois de terem uma amostra da cultura maranhense e do patrimônio histórico-arquitetônico da capital, o grupo segue para Belém-PA, mas levando na bagagem a certeza de uma cidade que tem na sua história um pouco da origem de cada um deles, uma vez que São Luís é a única capital brasileira fundada por franceses.

Ao final da visita, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), ofereceu ao grupo uma apresentação especial do Bumba Meu Boi Brilho da Ilha, na Casa do Maranhão.

 





Notícias

greg

Enquete

Você é a favor do Uber ou outros aplicativos de transporte em São Luís?:

E-mail: