Se seu navegador não suportar JavaScript. Algumas funcionalidades não serão exibidas, estamos trabalhando para disponibilizar mais breve possível as funcionalidades sem javascript.

suaCidade

São Luís

23/09/2017 - 09:52

Sao Luis: Nuvens Dispersas, 28 °C

Veja dicas para evitar acidentes com ligações provisórias para as festas de fim de ano

Veja dicas para evitar acidentes com ligações provisórias para as festas de fim de ano

Nesta época do ano, com todas as festividades do mês, a cidade se enche de luzes e muitas comemorações. Contudo, é importante alertar para a prevenção de acidentes com energia elétrica e sobre os cuidados que se deve ter para que não ocorram sobrecargas nos transformadores ou subestações que atendem aos locais das festas. Elas podem provocar acidentes e acabar com a diversão mais cedo.

A Companhia Energética do Maranhão (CEMAR) orienta aos consumidores que forem utilizar as ligações temporárias, para que as instalações sejam feitas dentro dos padrões de segurança e no prazo hábil para a solicitação junto à Companhia.

Para fazer a solicitação de ligação provisória, os interessados podem se dirigir a qualquer uma das agências de Atendimento da Cemar. Os documentos necessários são: Carteira de identidade (RG), CPF, a carga de cada equipamento que será utilizado no dia do evento e endereço completo de onde será realizada a ligação. Após efetuada a solicitação, a Cemar tem um prazo de 72h para executar o serviço. O prazo para pedidos de ligação provisória tem que ser com três dias de antecedência.

Veja algumas dicas de segurança e como proceder:

  • Somente profissionais autorizados da Cemar podem fazer as ligações provisórias;
  • Os palcos e estruturas metálicas devem estar devidamente aterrados para evitar acidentes elétricos.
  • A Companhia precisa verificar se a rede elétrica do local suporta a carga a ser instalada. Por isso informe todos os equipamentos que irão ser utilizados no local (equipamentos de som, refletores, aparelhos eletrônicos, por exemplo);
  • Evite fios sem isolamento pelo chão (gambiarra), pois podem gerar acidentes graves;

 Em caso de acidentes com curtos circuitos não se aproxime de fios ou cabos partidos. É importante isolar o local e jamais se aproximar de objetos ou pessoas em contato com os fios energizados. Essas orientações são fundamentais para evitar acidentes, e assim ter um espaço em que todos possam curtir e confraternizar  de forma segura.

Em situações de risco a Cemar orienta à população a ligar imediatamente na Central de Atendimento 116.





Notícias

Enquete

Você é a favor do Uber ou outros aplicativos de transporte em São Luís?:

E-mail: