Se seu navegador não suportar JavaScript. Algumas funcionalidades não serão exibidas, estamos trabalhando para disponibilizar mais breve possível as funcionalidades sem javascript.

suaCidade

São Luís

23/09/2017 - 06:17

Sao Luis: Céu Limpo, 25 °C

Biometria será implantada em mais 52 cidades do Maranhão até 2018

Biometria será implantada em mais 52 cidades do Maranhão até 2018

O governador Flávio Dino esteve reunido com o desembargador Raimundo Barros, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) nessa quarta-feira (19), para discutir na implantação da biometria em 52 cidades onde a ação será aplicada de forma obrigatória até maio de 2018.

O governador assegurou que nos municípios onde existem Vivas, o TRE pode utilizar as estruturas físicas e humanas existentes e que nos demais locais os servidores serão cedidos de acordo com o cronograma de atividades apresentado pelo Tribunal. No twitter, Flávio Dino registrou: “a biometria é um importante instrumento para eleições limpas e servirá ao projeto da identificação civil nacional”.

O objetivo do Regional maranhense é, nas eleições 2018, estar com 70% do eleitorado apto a votar usando a biometria. Atualmente, o estado conta com 4 milhões 611 mil 247 eleitores, dos quais 2 milhões 91 mil e 758 (45,36%) de 46 municípios já estão biometrizados e, neste ciclo 2017/2018, serão mais 1 milhão 118 mil 672.

Entre os benefícios do recadastramento biométrico estão: maior credibilidade ao processo de votação eletrônica com utilização de um procedimento preciso e seguro para identificação do eleitor; os dados biométricos coletados serão utilizados para criação do registro de identificação civil; eliminação da ação humana na identificação do eleitor; possibilita a validação visual da identidade do eleitor pela foto apresentada no caderno de votação; e garante maior eficiência na depuração do cadastro eleitoral com o batimento biométrico.

Já iniciaram o processo de recadastramento biométrico obrigatório as cidades de João Lisboa, Paraibano, Passagem Franca, Chapadinha, Mata Roma, Grajaú, Presidente Dutra, Guimarães e São Luiz Gonzaga do Maranhão.

Também participaram da reunião o diretor-geral Flávio Costa (TRE-MA), o procurador-geral do Estado, Rodrigo Maia, e Marcelo Tavares, chefe da Casa Civil.

Com TRE-MA.

 





Notícias

Enquete

Você é a favor do Uber ou outros aplicativos de transporte em São Luís?:

E-mail: