Se seu navegador não suportar JavaScript. Algumas funcionalidades não serão exibidas, estamos trabalhando para disponibilizar mais breve possível as funcionalidades sem javascript.

suaCidade

São Luís

25/11/2017 - 06:46

Sao Luis: Algumas Nuvens, 25 °C

Iema se torna referência em robótica e matemática

Iema se torna referência em robótica e matemática

Inaugurado há cerca de um ano e meio, o Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia (IEMA) já tem vários alunos premiados em competições internacionais importantes. A escola se tornou referência, por exemplo, na robótica e na matemática.

Os alunos do IEMA estudam em tempo integral e têm acesso a tecnologias e laboratórios equipados, além de professores bastante qualificados. Isso vem refletindo no desempenho dos estudantes em competições.

Entre essas conquistas, destaca-se a robótica, por exemplo. A técnica de construção e utilização de robôs começou a ser estudada pelos alunos do instituto apenas no ano passado, mas já rende muitos prêmios.

“Estamos quebrando o paradigma de que o robô é somente um brinquedo e os alunos desvendam os benefícios da tecnologia”, diz Márcio Cavalcante, professor de física da unidade plena de Bacabeira.

Dança premiada

No final de julho, uma equipe do IEMA de Pindaré-Mirim foi para o Japão disputar a competição mundial de robótica, o RoboCup. E, mesmo com o pouco tempo de prática na robótica, os alunos ficaram entre os dez melhores do mundo todo na modalidade Dança.

Os maranhenses se uniram a alunos de Portugal e enfrentaram 200 equipes. “Nunca imaginei que teria a chance de sair da minha rotina, do meu Maranhão, sempre ali todo dia, da escola para casa… E hoje eu já coleciono vitórias”, conta Alefe Araújo Bispo, 15 anos, do 2º ano do Ensino Médio do instituto.

Antes do Japão, a equipe de Pindaré-Mirim já tinha sido campeã no torneio Robô Party 2017, na categoria Melhor Equipe Estrangeira, em Portugal. “Adquirimos conhecimento para complementar o que já havíamos aprendido”, diz o aluno Miguel Andrade Neto.

A equipe também levou o primeiro lugar do Torneio Internacional de Robótica, em João Pessoa, nas modalidades cabo de guerra e resgate de alto risco. Em novembro do ano passado, os alunos venceram o Torneio Juvenil de Robótica.

Fazendo as contas

A matemática também vem rendendo resultados para o instituto. Em junho deste ano, estudantes do IEMA conquistaram a medalha de bronze na Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteira. A equipe de Timon disputou com outros estudantes dos ensinos fundamental e médio.

Outras conquistas

Em 2016, estudantes do IEMA tiveram destaque em premiações nacionais como a Olímpiada Brasileira de Geografia, a Mostra Brasileira de Foguetes e a Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas.





Enquete

Você é a favor do Uber ou outros aplicativos de transporte em São Luís?:

 


E-mail:

greg