Se seu navegador não suportar JavaScript. Algumas funcionalidades não serão exibidas, estamos trabalhando para disponibilizar mais breve possível as funcionalidades sem javascript.

suaCidade

São Luís

23/09/2017 - 09:52

Sao Luis: Nuvens Dispersas, 28 °C

Estudantes do Iema são selecionados para Olímpiada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Estudantes do Iema são selecionados para Olímpiada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Estudantes do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), unidade plena de Axixá, foram selecionados para a Olímpiada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). A olimpíada é uma competição realizada anualmente entre alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio e tem por objetivo fomentar o interesse dos jovens pela astronomia, astronáutica e ciências afins, promovendo a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa.

Os estudantes Andreyna Costa, José Magno Alves e Samuel Santos foram os selecionados para representar o Iema. Ao todo, 38 alunos de escolas públicas e privadas do Estado irão competir depois de passar pela fase de provas on-line. Para participar, os estudantes do Instituto contaram com a ajuda da equipe de professores do “Projeto Olímpico” e também do professor de geografia e organizador da OBA na instituição, Valter Castro da Silva.

O reitor do Iema, Jhonatan Almada, destacou o trabalho realizado por gestores, docentes e discentes da unidade plena. “Faz parte das diretrizes estratégicas do Iema estimular os estudantes a participaram das olímpiadas do conhecimento de todas as áreas. O resultado obtido pela unidade de Axixá evidencia o acerto dessas estratégias e ao mesmo tempo os primeiros frutos que começam a render nas novas unidades, considerando que Axixá está funcionando há apenas oito meses e os seus alunos, a partir do estímulo que oferecemos, já apresentam seus primeiros avanços no mundo da ciência.”

Para a gestora da unidade, Léa Cristina Paixão, a olimpíada estimula a pesquisa. “Como todas as outras competições, temos como objetivo participar para que nossos alunos possam fomentar a pesquisa. Em especial na OBA despertamos nos alunos o interesse para novos conhecimentos.”
Saiba mais

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) é organizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB). O evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, sem exigência de número mínimo ou máximo de alunos, os quais devem preferencialmente participar voluntariamente. Podem participar alunos do primeiro ano do ensino fundamental até alunos do último ano do ensino médio. A competição ocorre totalmente dentro da própria escola, tem uma única fase e é realizada dentro de um só ano letivo, deste modo os certificados e medalhas são recebidos pela escola no mesmo ano letivo.

Ao final da OBA, todos os alunos recebem um certificado de participação impresso com o seu nome e, se ganhar medalha, também consta. Todos os professores e diretores envolvidos no processo e até a escola recebem certificado de participação.





Notícias

Enquete

Você é a favor do Uber ou outros aplicativos de transporte em São Luís?:

E-mail: