Se seu navegador não suportar JavaScript. Algumas funcionalidades não serão exibidas, estamos trabalhando para disponibilizar mais breve possível as funcionalidades sem javascript.

suaCidade

São Luís

24/10/2017 - 04:58

Sao Luis: Algumas Nuvens, 26 °C

Mais de dez museus estarão abertos neste feriado do Dia das Crianças

Mais de dez museus estarão abertos neste feriado do Dia das Crianças

Uma opção de lazer que alia conhecimento e diversão pode ser encontrada nesta quinta-feira, 12, Dia das Crianças, nos diversos espaços de cultura vinculados à Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur). Abertos a partir das 9h neste feriado, os museus oferecem uma ampla visão da produção maranhense no campo da sua arte, cultura e história.

Réplicas de dinossauros e espaço interativo

Um ótimo lugar para levar a criançada é o Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão. Dividido em dois andares o Museu conta com a parte de Paleontologia, onde se encontram réplicas de dinossauros, fósseis e espécies da pré-história do Maranhão. O segundo andar conta com peças de cerâmicas, artefatos pré-coloniais, objetos de usos dos povos indígenas. Outra atração do local é o espaço interativo que utiliza diversos recursos tecnológicos para contar a história das etnias que originaram o povo maranhense.

História e Arte

Outro programa para levar a família e conhecer um pouco mais da história e cultura do Maranhão são os museus Histórico e Artístico, Arte Sacra, Palácio dos Leões e Convento das Mercês. São casas que oferecem  exposições e mostras permanentes apresentando ao visitante diversas coleções de mobiliário, pintura, escultura, documentos, fotografias e gravuras.

Cultura popular

Mais que um simples passeio, visitar as casas de cultura é um mergulho no universo rico das tradições. Espaços como Centro de Cultura Popular, Museu Casa de Nhozinho e Casa do Maranhão mantém um rico acervo das mais variadas expressões da cultura popular e da produção maranhense, nas suas formas peculiares de criar, de comer, de festejar e sonhar.

Neste feriado o Museu Casa de Nhozinho acrescentou à sua grade de atividades o projeto “Brinquedos e brincadeiras populares: A arte de brincar no Maranhão”. Além de visitações à exposição permanente “Brinquedos populares no Maranhão”, serão realizadas atividades educativas com brinquedos e  brincadeiras antigas, contações de histórias, rodas de cantigas e cinema.

Forte Santo Antônio

A mais nova casa de cultura do Maranhão, o Forte Santo Antônio, próximo ao Espigão da Ponta D’areia, em São Luís, também é uma ótima opção de lazer neste feriado do dia das crianças. O espaço fica localizado num dos mais belos pontos turísticos da cidade.

No local o visitante pode conhecer o Museu de Embarcações e exposição com 18 tipos de embarcações tipicamente maranhenses por meio de maquetes que reproduzem em escala o original. Diferenciadas de outras pela originalidade de suas formas, as embarcações maranhenses tradicionais fazem parte do patrimônio cultural da cidade. Outra atração do Forte são os canhões originários da França e instalados no século XIX. Tanto os canhões como a estrutura original que sustentava o farol foram inteiramente restaurados.

Museu de Alcântara

No Museu Casa Histórica de Alcântara acontece uma programação especial no feriado. Contação de histórias, visitações e jogos culturais vão movimentar o dia das crianças. Outra atração será o ‘Circuito da Diversão’, com jogos da memória para estimular a concentração, jogos de adivinhação, jogos do balão, amarelinha e o jogo do pote que tem como finalidade estimular a percepção e avaliar a atenção da criança na visita pelo museu.

No museu Casa do Divino, também haverá contação de histórias para ampliar o imaginário da criançada. O espaço ainda oferecerá oficinas de desenho e um momento de interação envolvendo música e dança.

Centro de Pesquisa e Historia Natural e Arquelogia
Rua do Giz, 59, Praia Grande, São Luís
Museu Histórico e Artístico do Maranhão
Rua do Sol, 302, Centro, São Luís
Convento das Mercês
Rua da Palma, 502 – Desterro, São Luís
Museu de Arte Sacra
Av. Pedro II, s/n, Centro, São Luís
Palácio dos Leões
Av. D. Pedro II, Centro, São Luís
Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho
Rua do Giz, 205/221 – Praia Grande, São Luís
Casa de Nhozinho
Rua Portugal, 185, Praia Grande, São Luís
Casa do Maranhão
Rua do Trapiche, s/n Praia Grande – São Luís
Forte Santo Antônio
Espigão Costeiro da Ponta D’Areia
Museu Histórico de Alcântara
Praça da Matriz, Centro, Alcântara
Casa do Divino – Alcântara
Rua Grande, 88, Centro, Alcântara





Notícias

greg

Enquete

Você é a favor do Uber ou outros aplicativos de transporte em São Luís?:

E-mail: