São Luís
Sao Luis: Céu Limpo, 26 °C
Oficiais da Polícia Federal (PF) prenderam, na manhã desta quinta-feira (5), o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e do Comitê Rio 2016 , Carlos Arthur Nuzman, e Leonardo Gryner, diretor geral do comitê da Rio 2016 e braço direito de Nuzman no COB.
A prisão é parte da Operação “Unfair Play - Segundo Tempo”, em continuidade às investigações sobre possível compra de votos para a escolha da cidade do Rio de Janeiro pelo Comitê Olímpico Internacional como sede das Olimpíadas de 2016.
Os investigadores de PF, Ministério Público Federal e Receita Federal - com auxílio das autoridades francesas - apontam Nuzman como elo entre o pagamento da propina de US$ 2 milhões para Papa Massata Diack através do empresário Arthur Soares, o "Rei Arthur", que está foragido.
Vinte policiais federais cumpriram dois mandados de prisão temporária e seis mandados de busca e apreensão, expedidos pela 7ª Vara Federal Criminal/RJ, na cidade do Rio de Janeiro (Ipanema, Leblon, Laranjeiras, Centro).
Os presos serão indiciados por corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
No último dia 5 de setembro, A Polícia Federal e o Ministério Público Federal (MPF) cumpriram dois mandados de prisão preventiva e onze de busca e apreensão, nas cidades do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu (RJ) e em Paris, na França, na primeira etapa da Operação Unfair Play.
A operação envolve uma cooperação internacional com a França e com os Estados Unidos. Um dos alvos de busca e apreensão foi o presidente de Carlos Nuzman, mas permaneceu calado em depoimento.
Segundo a PF, as investigações começaram há nove meses em Paris sobre suspeitas de corrupção no processo de seleção das sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e de 2020. O pagamento das propinas era feito por meio de entrega de dinheiro em espécie, celebração de contratos fictícios, pagamento de despesas pessoais e transferências de contas de doleiros.
Com informações da Polícia Federal.
NOTÍCIAS • ENTRETENIMENTO • ESPORTES • VÍDEO • TV CIDADE • RÁDIO CIDADE • RÁDIO CAPITAL
Acessibilidade • Fale com SuaCidade • Mapa do site
Termos e Condições de Uso • Privacidade • Faça do SuaCidade a sua Página Inicial
Todos os direitos reservados - 2018 - Rede6 - São Luis/MA