Se seu navegador não suportar JavaScript. Algumas funcionalidades não serão exibidas, estamos trabalhando para disponibilizar mais breve possível as funcionalidades sem javascript.

suaCidade

São Luís

21/07/2018 - 06:42

Sao Luis: Céu Limpo, 24 °C

Final nacional do Torneio Juvenil de Robótica segue até este sábado (25) em SL

Final nacional do Torneio Juvenil de Robótica segue até este sábado (25) em SL

Divididos em cinco modalidades apresentadas no Torneio Juvenil de Robótica, 17 equipes de estudantes do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) estão tendo a oportunidade de mostrar ao público em geral o que vêm desenvolvimento na inovação tecnológica.

O evento organizado pela Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Extensão do IEMA (Propex) termina neste sábado (25) no Golden Shopping, no bairro Calhau, em São Luís.

Os projetos estão sendo desenvolvidos por alunos do IEMA das cidades de São Luís, Pindaré-Mirim e Bacabeira.

No total, devem participar 135 equipes de todo o Brasil, envolvendo 11 estados da federação.  Os finalistas foram os vencedores das etapas estaduais do campeonato. Os vencedores seguirão para um concurso internacional que vai acontecer em 2018.

O evento é uma oportunidade de mostrar parte dos resultados dos projetos incentivados pelo Governo do Maranhão e desenvolvidos por professores e estudantes na área de robótica.

Viagem ao centro da terra

A primeira modalidade é uma viagem ao centro da terra, na qual o robô de resgate detecta um objeto e o retira do ambiente. A outra é dança livre, onde o robô é programado para fazer uma coreografia.

A terceira modalidade é cabo de guerra: são duas plataformas e dois robôs, e o vencedor é quem puxar com mais força. A quarta será o sumô. Nessa, dois robôs estarão em uma arena para competir e ver quem tem a melhor e vantajosa força física.

Dando encerramento, a última modalidade é a de resgate de alto risco, onde o robô entra em dois planos e retira o objeto do segundo plano.

Aprendendo com gosto

Para o secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Davi Telles, os projetos de robótica encantam os estudantes e se tornam uma ferramenta de extrema importância para o aprendizado de disciplinas como física, matemática entre outras disciplinas.

Telles ressalta ainda que os experimentos de robótica e eventos como o Torneio Juvenil de Robótica trazem leveza para o ensino e despertam o interesse e a curiosidade dos estudantes. “A robótica educacional é uma marca do IEMA que já conta com uma Coordenação de Robótica Educacional na Pró-reitoria de Pesquisa, Extensão e Inovação, uma ótima iniciativa que reforça a qualidade da educação dada aos jovens maranhenses pelo Governo do Maranhão”, destaca.

Da competição

Durante a competição, cada equipe precisa apresentar um projeto de pesquisa com uma solução inovadora para o tema, além de planejar, projetar e construir robôs com peças variadas.

Esse mesmo protótipo terá de concluir missões na mesa da competição e, finalmente, cada grupo deve mostrar que sabe trabalhar em equipe. Tudo contará como avaliação para validar o os vencedores da competição.

Esta é a segunda vez que o evento acontece no Maranhão, o primeiro foi realizado em 2016 na unidade plena de Pindaré-Mirim. Em 2016 participaram da competição escolas dos municípios de Açailândia, Imperatriz, Santa Inês, São Luís, Bacabeira, entre outras.

 





 

 

 

 

Enquete

Você é a favor do Uber ou outros aplicativos de transporte em São Luís?:


E-mail:

greg