Se seu navegador não suportar JavaScript. Algumas funcionalidades não serão exibidas, estamos trabalhando para disponibilizar mais breve possível as funcionalidades sem javascript.

suaCidade

São Luís

21/05/2018 - 02:07

Sao Luis: Pequenas Nuvens, 26 °C

Dia Mundial do Braille é comemorado em 4 de janeiro

 Dia Mundial do Braille é comemorado em 4 de janeiro

Nesta quinta-feira (4), é comemorado o Dia Mundial do Braille, sistema de leitura e escrita utilizado por pessoas cegas ou com pouca visão.

O dia é comemorado em 4 de janeiro, na data de nascimento do seu criador, o francês Louis Braille, que ficou cego durante a infância e criou o sistema de escrita e leitura com base no toque da ponta dos dedos e utilizado por pessoas cegas ou com pouca visão.

Tradicionalmente escrito em papel em relevo, o sistema já é usado em programas de computador e outros suportes eletrônicos, que podem, por exemplo, imprimir, transcrever ou narrar os textos em Braille.

Para facilitar a acessibilidade e a inclusão das pessoas com deficiência visual, vários projetos no Senado buscam incentivar e valorizar o método. Entre eles, a proposta (PLS 21/2016)  em análise na Comissão de Direitos Humanos que determina a utilização do Braille em contratos de adesão e documentos essenciais na relação entre as pessoas com deficiência visual e os bancos.

Outro projeto (PLC 48/2011), este no plenário do Senado, obriga os bares, restaurantes e lanchonetes a oferecer aos clientes pelo menos um exemplar do cardápio em Braille.

Outra proposta (PLS 50/2017) em exame na Comissão de Assuntos Sociais regulamenta o trabalho de quem elabora ou revisa os textos em Braille. Para o autor do projeto, senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, o objetivo é valorizar a categoria.

 





 

 

 

 

Enquete

Você é a favor do Uber ou outros aplicativos de transporte em São Luís?:


E-mail:

greg