Se seu navegador não suportar JavaScript. Algumas funcionalidades não serão exibidas, estamos trabalhando para disponibilizar mais breve possível as funcionalidades sem javascript.

suaCidade

São Luís

15/12/2018 - 11:06

Sao Luis: Pequenas Nuvens, 25 °C

WhatsApp testa envio de dinheiro entre usuários

 WhatsApp testa envio de dinheiro entre usuários

O WhatsApp começou a testar a transferência de dinheiro entre usuários. Por enquanto, o recurso está disponível apenas na versão experimental do app na Índia e não permite transações entre pessoas físicas e jurídicas. A função é compatível com os aplicativos para Android e iPhone (iOS), e tem previsão de chegada ao Brasil e à Indonésia. A confirmação foi feita por um dos fundadores da empresa, Brian Acton, em entrevista a um jornal no ano passado.

O Facebook, companhia dona do mensageiro, teria recebido em julho autorização do governo indiano para realizar esse tipo de operação por meio da chamada Interface de Pagamentos Unificados (UPI, sigla em inglês para Unified Payments Interface). O recurso, flagrado por alguns usuários, já conta com integração com quatro bancos do país.

De acordo com as capturas de tela publicadas por blogs especializados, o recurso pode ser encontrada no menu de configurações do mensageiro. Para usá-lo pela primeira vez, é necessário fazer a verificação do número de telefone via SMS e selecionar a instituição bancária.

Depois de configurada, a ferramenta passa a integrar o mesmo menu do app onde estão as opções para compartilhar fotos, vídeos, arquivos, contatos e localização.

Com mais de 200 milhões de usuários diários ativos, a Índia representa o maior mercado do WhatsApp no mundo. Todo esse potencial tem sido bastante explorado pelas principais empresas de tecnologia ultimamente, o que pode ter feito o mensageiro entrar com força na competição das aplicações que permitem a transferência de dinheiro entre os usuários.

O WeChat, app de bate-papo mais popular da China, é a detentor do Hike, principal concorrente do WhatsApp em território indiano. Com a ferramenta WeChat Pay, o programa garante o envio de montantes entre diferentes países e oferece opções de pagamento por QR Code, aplicação da web ou app para celulares.

Em setembro de 2017, o Google lançou exclusivamente no país o Tez, uma carteira digital que utiliza Audio QR – uma tecnologia que emprega áudio ultrassônico – para a transferência de dinheiro, sem a necessidade de NFC.

Vale lembrar que a novidade do WhatsApp não é a primeira ação do Facebook nesse sentido. O Facebook Messenger já permite realizar transações entre usuários em alguns países do mundo. Por aqui, o recurso limita-se ainda ao envio de dinheiro a contas no exterior, processo realizado com o auxílio do serviço TransferWise. A função está em inglês e não permite a transferência em Real (BRL), apenas em outras moedas, como Dólar americano (USD) e o Euro (EUR).

Com informações: Techtudo; Forbes; TechCrunch; WeChat e Twitter

 





Enquete

Você é a favor do Uber ou outros aplicativos de transporte em São Luís?:

 

E-mail:

greg