Se seu navegador não suportar JavaScript. Algumas funcionalidades não serão exibidas, estamos trabalhando para disponibilizar mais breve possível as funcionalidades sem javascript.

suaCidade

São Luís

16/11/2018 - 00:58

Sao Luis: Céu Limpo, 27 °C

Carnaval de Todos 2018 tem início nesta sexta (9) com programação multicultural

Carnaval de Todos 2018 tem início nesta sexta (9) com programação multicultural

Em poucos dias tem início a festa popular mais importante do Brasil e o Governo do Maranhão está preparando uma programação multicultural e uma mega estrutura para animar foliões nos quatro cantos do estado. O Carnaval de Todos 2018 promete valorizar o que há de mais tradicional na cultura maranhense e ainda inovar com novos circuitos, tudo isso com muita segurança e animação.

“Por determinação do governador Flávio Dino, iniciamos a programação do carnaval deste ano logo após as festividades juninas do ano passado. Em parceria com entidades culturais, outras secretarias e órgãos de saúde e segurança, definimos circuitos, abrimos credenciamento para as manifestações culturais e tomamos todas as providências para que a festa seja um grande sucesso de público, alegria e paz”, destacou o secretário de Estado da Cultura e Turismo (Sectur), Diego Galdino.

Na capital, a festa está sendo realizada em parceria com a prefeitura municipal e tem o apoio cultural do Grupo Mateus. Depois de quatro finais de semana de prévias carnavalescas, a folia de Momo tem início oficialmente nesta sexta-feira (9). Os pontos da festa serão a Praça Nauro Machado e o tradicional bairro Madre Deus, com blocos alternativos, organizados, tradicionais, tribos de índio, tambor de crioula, shows de artistas maranhenses e muito mais.

Na Madre Deus a folia segue até a terça-feira (13), com quatro palcos montados na Praça da Saudade, Largo do Caroçudo, Vila Gracinha e Casa das Minas. “A Madre Deus tem a cara do carnaval de São Luís e do Maranhão. Por isso estamos realizando com muito entusiasmo o Carnaval de Todos neste endereço”, declarou a secretária adjunta de Cultura da Sectur, Vanessa Leite.

O Circuito Beira-Mar, uma inovação do Carnaval de Todos no ano passado, retorna com mais força em 2018. Com blocos alternativos comandados por artistas locais, a festa nesse circuito será de domingo (11) a terça-feira (13). A concentração dos blocos de trio e jardineiras será na Praça Maria Aragão com chegada à Praça Manuel Beckman, próximo ao Viva Beira-Mar.

Durante os três dias de folia, os Blocos Afros irão abrir o circuito às 16h com um banho de axé. Logo em seguida, os blocos alternativos continuarão a festa, fazendo a alegria do folião.

No domingo (11), o Bloco do Lamparina faz a abertura do circuito com o grupo Lamparina, Gaby Amarantos, Pinduca e Manobloco, comandado pelo cantor maranhense Mano Borges. Na segunda-feira (12), é a vez do Bloco Bota pra Moer dar início à programação do Circuito Beira-Mar, com Criolina, Elza Soares, Rosa Reis e outros convidados.

Para encerrar a festa, na terça-feira (13), a folia começa com o Bloco Bittencá e Acolá, que promete colocar todo mundo para dançar com Flávia Bittencourt, Maria Gadú e Bicho Terra. Neste dia, o circuito será fechado pelo Bloco Samba, Carnaval e Argumento, que encerra o Circuito Beira-Mar com o grupo Argumento, Péricles e Fundo de Quintal.

Além da alegria dos blocos, uma mega estrutura e esquema de segurança levam tranquilidade à festa. Praças de foodtruck, vendedores ambulantes e banheiros químicos estarão espelhados por todo o circuito.

A folia das crianças também está garantida. Bailinhos infantis com muita música e concurso de fantasia serão realizados no sábado (10), na Pracinha da Lagoa e no domingo (12), no Espigão Costeiro.

No interior do estado, o Carnaval de Todos 2018 também estará presente. Dezenas de municípios serão apoiados por meio de convênios celebrados entre a Sectur com as prefeituras.





 

Enquete

Você é a favor do Uber ou outros aplicativos de transporte em São Luís?:

E-mail:

greg