Se seu navegador não suportar JavaScript. Algumas funcionalidades não serão exibidas, estamos trabalhando para disponibilizar mais breve possível as funcionalidades sem javascript.

suaCidade

São Luís

20/06/2018 - 17:43

Sao Luis: Pequenas Nuvens, 25 °C

Iema: robótica será componente obrigatório do currículo escolar

Iema: robótica será componente obrigatório do currículo escolar

A unidade plena de São Luís do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), comandará um projeto piloto que incluirá a robótica como disciplina obrigatória no currículo dos alunos do primeiro ano, que estão iniciando sua vida escolar no Instituto.

A disciplina será implantada no primeiro semestre deste ano para que os alunos possam ter conhecimento, e desenvolver práticas laboratoriais. A partir deste trabalho, os estudantes poderão aliar a robótica a outras áreas de estudo como matemática, física, biologia e química.

De acordo com o reitor do Iema, Jhonatan Almada, a robótica mobiliza conhecimentos das áreas de física, matemática, química e inglês.

“Hoje os estudantes estão mais ligados à educação de forma lúdica do que por métodos tradicionais. Por isso é importante envolver os alunos que estão chegando nesta temática”.

Segundo o coordenador de Práticas Experimentais em Robótica do Iema, Fábio Aurélio Costa, esse é o primeiro passo para despertar o interesse pela robótica no início do ensino médio.

“Percebemos que de 2016 até hoje, a robótica traz grandes ganhos para os alunos, pois eles aprendem a trabalhar em equipe, tomar decisões em grupo, além de melhorar o raciocínio lógico, também melhora o desempenho na matemática e física. Comprovamos que esse conhecimento gera resultados significativos. Antes tínhamos a robótica como disciplina eletiva, com limite de participantes, hoje iremos expandir para todos os alunos que ingressarem no Instituto”, explicou o coordenador acrescentando que as vivências laboratoriais em robótica se unem com outras áreas de conhecimento.

“Um professor de matemática que estiver ministrando aos alunos, por exemplo, um conteúdo de geometria plana com figuras geométricas, pode desafiar os estudantes no laboratório de robótica a construir um quadrado com um robô, para isso os estudantes precisam ter noções básicas de robótica. Por isso, o projeto piloto é de grande importância”, acrescentou.

Ainda de acordo com o coordenador Fábio Aurélio, a robótica educacional deve virar disciplina obrigatória em toda a Rede Iema a partir do primeiro semestre do próximo ano.

Com IEMA.





 

 

 

 

 

Enquete

Você é a favor do Uber ou outros aplicativos de transporte em São Luís?:


E-mail:

greg