Se seu navegador não suportar JavaScript. Algumas funcionalidades não serão exibidas, estamos trabalhando para disponibilizar mais breve possível as funcionalidades sem javascript.

suaCidade

São Luís

17/10/2018 - 17:47

Sao Luis: Pequenas Nuvens, 28 °C

Hospital São Domingos realiza Simulado de Atendimento a Múltiplas Vítimas

Hospital São Domingos realiza Simulado de Atendimento a Múltiplas Vítimas

O Hospital São Domingos (HSD), em São Luís, realiza o II Simulado de Atendimento a Múltiplas Vítimas, treinamento que visa preparar os profissionais de saúde para atuarem no atendimento a vítimas em casos de ocorrência de catástrofes (desmoronamentos, incêndios, deslizamentos) e acidentes de grandes proporções que necessitam de atendimento de urgência e emergência no hospital. O simulado terá a participação do Corpo de Bombeiros do Maranhão (CBMMA), Polícia Militar e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192). Serão avaliados também logística, infraestrutura e comunicação.

De acordo com a gerente Executiva de Apoio do HSD, Abgair Lima, que coordena o simulado, este exercício prático servirá para verificar a estrutura hospitalar, desempenho e o tempo de resposta dos profissionais quando precisarem prestar atendimento além da demanda normal no hospital. “Nossas equipes já estão preparadas para fazerem o atendimento, mas precisamos ter essa mesma resposta nos casos de acidentes ou catástrofes com muitas vítimas, quando a assistência exigirá maior agilidade da equipe. No simulado, verificamos nossa atual condição de atendimento e em que precisamos avançar”, afirma.

A equipe do SAMU também vai verificar o tempo de resposta de atendimento desde o acionamento da ambulância pela central até a chegada ao local do acidente para atendimento às vítimas e posteriormente o transporte até o hospital.

A gerente informa que para que o simulado pareça o mais real possível, serão realizadas atividades por várias ruas e avenidas da cidade. É escolhido um local onde ocorre o acidente ou catástrofe e devido ao transporte das vítimas até o hospital, no Bequimão, há intensa movimentação de ambulâncias, profissionais e veículos da Polícia Militar e da SMTT. “A gente precisa saber o tempo em que as ambulâncias levam do primeiro atendimento, no local do ocorrido, até o hospital e também como a equipe do hospital se prepara enquanto aguarda as vítimas”, explica.

Para evitar tumultos e sustos, os moradores do bairro onde haverá a simulação do sinistro e vizinhos ao HSD já estão sendo informados sobre o simulado. “Essa medida prévia deixará os moradores mais tranquilos”, completa. As vítimas serão atores, que estarão devidamente maquiados para que a cena pareça bem real. Os pacientes em atendimento ou internados no hospital também serão informados previamente sobre o simulado.

No hospital, o teste passará pelo recebimento das vítimas/atores, classificação (cinza (óbitos), vermelha(estado gravíssimo), amarela(estado grave e verde(com lesões leves).

A ação deve durar toda a manhã para que sejam avaliados todos os passos da assistência às vítimas bem como o apoio psicológico aos familiares e ao próprio sistema de atendimento e resgate pelo Corpo de Bombeiros e SMU. Durante todo o andamento do exercício, serão avaliados e cronometrados todos os procedimentos.

A atividade acontece no próximo domingo (20), das 7h às 13h, envolverá médicos, enfermeiros, psicólogos e demais membros da equipe multidisciplinar bem como equipes de comunicação e segurança orgânica do hospital e ainda, bombeiros, socorristas do SAMU, policiais, agentes de trânsito e outros profissionais envolvidos em um resgate e assistência médica.





 

 

Enquete

Você é a favor do Uber ou outros aplicativos de transporte em São Luís?:


E-mail:

greg