Se seu navegador não suportar JavaScript. Algumas funcionalidades não serão exibidas, estamos trabalhando para disponibilizar mais breve possível as funcionalidades sem javascript.

suaCidade

São Luís

21/07/2018 - 08:34

Sao Luis: Céu Limpo, 27 °C

Quase 16% dos idosos já sofreram abusos e índice deve aumentar

Quase 16% dos idosos já sofreram abusos e índice deve aumentar

Uma entre seis pessoas com 60 anos ou mais foi vítima de algum tipo de abuso no último ano, mas a ONU acredita que o número real possa ser bem maior, já que apenas 1 entre 24 casos é reportado.

O alerta está sendo feito neste 15 de junho, Dia Mundial de Conscientização sobre Abuso de Idosos. A população global de pessoas a partir de 60 anos deverá dobrar até 2050, chegando a 2 bilhões de pessoas. Em 2015, haviam 900 milhões de idosos.

Extorsão

Com isso, os abusos físicos e verbais também deverão aumentar. Apesar do tema estar ganhando visibilidade no mundo, as Nações Unidas lembram que esse tipo de violência ainda é pouco mencionado nas pesquisas e não é prioridade dos planos nacionais de ação.

O abuso de idosos pode causar ferimentos físicos graves, além de consequências psicológicas. A especialista independente da ONU sobre direitos humanos das pessoas mais velhas, Rosa Kornfeld-Matte, alerta também para uma outra situação: o abuso financeiro.

Vigilância

Segundo ela, muitos idosos sofrem nas mãos dos próprios parentes ou cuidadores. Rosa destaca que na maioria dos casos, os abusadores são pessoas da família, o que torna difícil diferenciar uma transação financeira legítima de uma exploração com o dinheiro do idoso.

A especialista pede mais vigilância e apoio às vítimas, para que os casos sejam reportados.

Para as Nações Unidas, o problema merece mais atenção da comunidade internacional e por isso criou o Dia Mundial, uma oportunidade para o mundo todo se opor ao abuso e ao sofrimento dos idosos.

Com Onu News.





 

 

 

 

Enquete

Você é a favor do Uber ou outros aplicativos de transporte em São Luís?:


E-mail:

greg