Se seu navegador não suportar JavaScript. Algumas funcionalidades não serão exibidas, estamos trabalhando para disponibilizar mais breve possível as funcionalidades sem javascript.

suaCidade

São Luís

26/09/2018 - 11:12

Sao Luis: Pequenas Nuvens, 31 °C

Risco: Cemar registra 986 casos de pipas em fiações no MA

Risco: Cemar registra 986 casos de pipas em fiações no MA

Em julho, período das férias escolares, as crianças aproveitam para se divertir e aproveitar o tempo livre. Muitos aproveitam para empinar pipa, brinquedo que traz muita diversão, mas também riscos de acidentes.

Segundo a Companhia Energética do Maranhão (Cemar), este ano foram registradas 986 ocorrências na rede elétrica provocadas por pipas engatadas nos fios de energia, 344 casos só na capital maranhense até junho desse ano.

Para que a diversão seja mais completa, a Cemar listou algumas dicas para curtir as férias com segurança e economia também, já que nessa época aumenta o número de crianças “ligadas” nos games e computadores. 

Confira:

-  As pipas devem ser empinadas longe da rede de energia elétrica. De preferência nas praias e em locais abertos bem afastados da rede elétrica. Jamais se deve usar fios metálicos ou cerol, e caso a pipa fique presa na rede, jamais tentar resgatá-la, pois pode ocasionar um grave acidente;

- Retire os aparelhos eletrônicos das tomadas após o uso;

- Não ligue muitos aparelhos na mesma tomada, isto pode ocasionar uma sobrecarga e levar a um curto circuito;

- A criançada corre, pula, brinca e fica com sede. E para evitar que elas abram e fechem a geladeira a todo instante, coloque uma garrafa com água gelada em cima da mesa. A geladeira corresponde a 30% do consumo da residência.

-   Nessas férias a molecada não vai querer dormir cedo, mas pode pegar no sono com a televisão ligada. Fique atento para que isso não aconteça. Use a opção “programar horário de desligamento”. A mesma coisa pode ser feita com o ar condicionado.

- Não deixe lâmpadas ligadas no período em que estiver ausente.

Estas medidas simples podem proporcionar um período de férias sem sustos ou prejuízos com a energia elétrica. E lembre-se: muitas dicas podem ser aproveitadas para o ano todo.

 





O Voto na Record

 

 

Enquete

Você é a favor do Uber ou outros aplicativos de transporte em São Luís?:


E-mail:

greg