Se seu navegador não suportar JavaScript. Algumas funcionalidades não serão exibidas, estamos trabalhando para disponibilizar mais breve possível as funcionalidades sem javascript.

suaCidade

São Luís

22/01/2019 - 22:05

Sao Luis: Céu Limpo, 27 °C

Novo Ecoponto da Cidade Operária está com obras avançadas

Novo Ecoponto da Cidade Operária está com obras avançadas

A Prefeitura de São Luís avança na construção dos novos equipamentos anunciados para serem entregues no primeiro semestre de 2019 e entra na fase final das obras do Ecoponto Mata Roma. Localizado na Cidade Operária, este será o terceiro Ecoponto instalado na região. Atualmente, a capital tem 11 equipamentos em pleno funcionamento beneficiando todos os moradores da cidade e mais diretamente aqueles que vivem nos bairros onde os equipamentos estão instalados ou nos bairros do entorno.

A região da Cidade Operária já conta com dois Ecopontos em atuação. O Ecoponto Jardim América funciona desde março de 2017 e o Ecoponto Cidade Operária foi entregue em dezembro de 2017. O novo equipamento ficará localizado na Avenida Leste 103, próximo à Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Mata Roma. "A região contará com mais este equipamento por ser uma área populosa e onde o volume de descarte irregular é elevado", informou Carolina Moraes Estrela, presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana.

Já foram construídas as estruturas de alvenaria da unidade administrativa e banheiro do equipamento e das baias para o descarte de materiais recicláveis. Falta agora fazer a cobertura das duas estruturas, finalizar a construção da plataforma para manobra de veículos e a instalação da cerca do Ecoponto. As obras serão finalizadas ainda este mês.

O Ecoponto está sendo construído em um terreno onde costumeiramente era feito o descarte irregular de resíduos no bairro. Para controlar o acúmulo de lixo a Prefeitura de São Luís, por meio do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, realiza ações de remoção manual e mecanizada pelo menos duas vezes por semana no local.

NOVOS ECOPONTOS

No dia 30 de outubro do ano passado, o prefeito Edivaldo assinou a ordem de serviço para a construção de cinco novos Ecopontos e dois galpões de triagem de materiais recicláveis. Os Ecopontos beneficiam não somente os moradores dos bairros onde estão instalados, mas toda a população de São Luís que pode fazer o descarte de resíduos no equipamento mais próximo do seu bairro, da sua casa.

A medida faz parte da ampliação das políticas de reciclagem e sustentabilidade em São Luís, fortalecendo a gestão pioneira de resíduos sólidos na cidade. Além do Ecoponto Mata Roma, já está em construção o Ecoponto Centro, que será o primeiro de São Luís a ter um galpão de triagem de materiais recicláveis que será cedido à Associação de Catadores de Material Reciclável (Ascamar). Também faz parte do pacote de novos equipamentos o Ecoponto Itapiracó, no Cohatrac, cujo terreno já está sendo preparado para o início das obras. A Prefeitura está fazendo a remoção de todo o lixo descartado irregularmente na área para que seja construído o equipamento.

Fecham o pacote de cinco novos Ecopontos os do Sacavém e Vila Isabel, este último na região Itaqui-Bacanga, onde também será construído o segundo galpão de triagem de materiais recicláveis da capital.

INCENTIVO À RECICLAGEM

Implantados desde 2016, os Ecopontos são uma política importante da gestão de resíduos sólidos em São Luís porque integram diversas ações. A principal delas é garantir à população um espaço adequado para a destinação ambientalmente adequada de todos os resíduos que podem ser reciclados ou reutilizados, incentivando a reciclagem e atitudes sustentáveis. Por meio dos Ecopontos, São Luís faz parte do grupo de 7% das cidades brasileiras que têm políticas efetivas de encaminhamento para a reciclagem dos resíduos gerados pela população.





Enquete

Você é a favor do Uber ou outros aplicativos de transporte em São Luís?:

 

E-mail:

greg