Se seu navegador não suportar JavaScript. Algumas funcionalidades não serão exibidas, estamos trabalhando para disponibilizar mais breve possível as funcionalidades sem javascript.

suaCidade

São Luís

25/04/2019 - 14:42

Sao Luis: Pequenas Nuvens, light rain, 26 °C

Campanha combate Infecções Sexualmente Transmissíveis no Centro de São Luís

Campanha combate Infecções Sexualmente Transmissíveis no Centro de São Luís

Com o objetivo de facilitar o acesso aos serviços de saúde durante o período pré-carnavalesco e o Carnaval 2019, a Prefeitura de São Luís está promovendo uma campanha de prevenção e combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Nesta sexta-feira (8), as ações foram realizadas pela equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) na região da Oscar Frota, no Centro, e contaram com o apoio da Associação das Profissionais do Sexo do Maranhão (Aprosma). As atividades da campanha, que acontecem desde janeiro, se estenderão até o Carnaval e reforçam o trabalho de combate às ISTs que vem sendo realizado pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior.

O secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, destaca o esforço que a gestão do prefeito Edivaldo tem realizado para aprimorar os serviços na área da saúde e da prevenção das doenças sexualmente transmissíveis. "É com compromisso e responsabilidade que a gestão municipal tem planejado ações que favoreçam o acesso aos serviços públicos de saúde, fortalecendo o eixo da prevenção com ações em unidades nossas, mas também indo até os cidadãos. Com investimentos e empenho das equipes temos avançado nessa área e muito ainda iremos avançar", disse o secretário.

De iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), por meio da Coordenação Municipal IST, AIDS e Hepatites Virais, a campanha tem como tema "Vamos combinar!? Direitos!". Os serviços que foram oferecidos nesta sexta-feira beneficiaram as profissionais do sexo feminino e masculino e o público LGBT. Foram disponibilizadas consultas com ginecologista, imunização, testes rápidos e aconselhamento, e distribuídos medicamentos, preservativos e géis lubrificantes.

O coordenador Municipal de IST, AIDS e Hepatites Virais da Semus, Wendel Alencar de Oliveira, explica as estratégias usadas na campanha. "O Sistema Único de Saúde é para todas as pessoas e as ações precisam ser planejadas com o objetivo de fazer com que os serviços cheguem para toda a população, especialmente as que têm dificuldade de acesso. Desenvolvemos continuamente a prevenção combinada, estratégia que faz uso simultâneo de diferentes abordagens de prevenção, para reduzir cada vez mais a incidência das ISTs. Nesse período esse trabalho é intensificado", diz o coordenador.

A coordenadora da Rede Brasileira de Prostitutas, Maria de Jesus Costa, acompanhou a ação. "Essa parceria entre os movimentos e o poder público municipal é fundamental para que as pessoas possam ter acesso a esse tipo de serviço. Esse é um trabalho continuado, mas que é intensificado durante esse período. Sabemos que é dever da Prefeitura promover o direito à saúde, mas facilitar o acesso demonstra sensibilidade do poder público com o público mais vulnerável", disse.

PROGRAMAÇÃO

Durante o período pré-carnavalesco também estão sendo desenvolvidas ações nos circuitos Madre Deus, na Rodoviária e nas Unidades Básicas de Saúde. Atividades de prevenção acontecem também no Bloco da Imprensa, no Centro Histórico, e no Blocão do Nina, na Casa das Dunas. Na semana do Carnaval, equipes do CTA Anil, CTA Lira e do Centro de Saúde do Bairro de Fátima, estarão na Passarela do Samba com a entrega de preservativos, materiais educativos e realizando aconselhamentos sobre a importância da testagem do HIV, Sífilis e Hepatites B e C.

Neste fim de semana, as atividades da campanha continuam. No sábado (9), das 15h às 20h, as equipes estarão no Bloco da Imprensa, na Praça dos Catraieiros, ao lado da Casa do Maranhão, realizando aconselhamento, distribuição de preservativos e géis lubrificantes. O trabalho acontece em parceria com a Aprosma e lideranças LGBT. No domingo (10), o mesmo trabalho será realizado na Casa das Dunas, das 15h às 21h, em parceria com o Grupo de Mulheres do Brasil, durante o Blocão do Nina.

AVANÇOS

A ações de controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) avançam com a adoção de medidas preventivas para a redução de casos. Na gestão do prefeito Edivaldo, passou a ser disponibilizada todas as unidades da rede de urgência e emergência de São Luís para internações de pessoas com AIDS e Hepatites Virais.

Já como unidades de referência para atendimento, o município disponibiliza os CTAs do Lira e Anil, que tratam pacientes sem sintomas das doenças; o Centro de Saúde do Bairro de Fátima, que trata os que desenvolveram a doença e inclui ainda ambulatórios para adolescentes e jovens - único do Nordeste - e de Hepatites Virais – único no Maranhão; e demais unidades da rede na aplicação do teste rápido e prevenção.





Enquete

Você é a favor da Reforma da Previdência?:

 

E-mail:

greg