Se seu navegador não suportar JavaScript. Algumas funcionalidades não serão exibidas, estamos trabalhando para disponibilizar mais breve possível as funcionalidades sem javascript.

suaCidade

São Luís

21/08/2019 - 15:57

Sao Luis: Nuvens Dispersas, 31 °C

NASA quer testar drone solar gigante que transmite sinal 5G

NASA quer testar drone solar gigante que transmite sinal 5G

A NASA, a gigante japonesa de tecnologia Softbank e a empresa aeroespacial norte-americana AeroVironment firmaram parceria para construir um enorme drone movido a energia solar que pode transferir conectividade 5G para praticamente qualquer lugar do mundo. Uma viagem inaugural do protótipo Hawk 30 pode ocorrer já na próxima semana, de acordo com a NASA. Mais voos de teste seguirão nos próximos três meses — uma iniciativa que, se bem-sucedida, poderá levar a conectividade sem fio às regiões mais remotas do planeta.

O Hawk 30 é um veículo aéreo não tripulado (UAV) que possui dez motores elétricos e pode voar em altitudes superiores a 65.600 pés (20 km) de acordo com o IEEE Spectrum. O drone, porém, não será o primeiro UAV a tentar levar conectividade a áreas remotas e com essa altura. O aparelho que detém o recorde, inclusive, pertence ao protótipo anterior da AeroVironment, o Helios. Ele voou a uma altitude de 93.000 pés em 2001, mas se fragmentou em pequenos pedaços e caiu no Oceano Pacífico apenas dois anos depois devido à turbulência.

Outras tentativas

O Facebook também entrou na onda com seu drone Aquila, também movido por meio de energia solar. O projeto foi uma experiência para ver se era possível levar a conectividade à internet para áreas remotas. Um protótipo permaneceu no ar por quase duas horas sobre o deserto do Arizona em junho de 2017, durante seu segundo vôo de teste. Mas o projeto foi cancelado em junho de 2018.

Até o Google tentou, com seu sistema SkyBender, em 2016. Os balões de alta altitude fizeram mais sentido para a empresa no final — o projeto foi substituído pelo projeto Loon, da Alphabet, em 2017.

Canaltech; Futurism; IEEE Spectrum





Enquete

Você é a favor da Reforma da Previdência?:

 

E-mail:

greg