Se seu navegador não suportar JavaScript. Algumas funcionalidades não serão exibidas, estamos trabalhando para disponibilizar mais breve possível as funcionalidades sem javascript.

suaCidade

São Luís

17/09/2019 - 20:41

Sao Luis: Céu Limpo, 26 °C

Coreia do Sul atrasa lançamento de rede 5G por alto preço e falta de smartphones

Coreia do Sul atrasa lançamento de rede 5G por alto preço e falta de smartphones

A Coreia do Sul estava prestes a se tornar a primeira nação do mundo com uma rede 5G disponível. A previsão do governo era de que tudo estivesse pronto nos três primeiros meses de 2019, mas as previsões agora foram para abril ou, talvez, maio. O alto custo das operações e a falta de aparelhos compatíveis no mercado são as principais razões para o atraso.
Motivos e explicações

Em uma coletiva de imprensa realizada pelo Ministério da Educação, Ciência e Tecnologia da Coreia do Sul, o governo disse que era "muito mais desejável esperar". No início de março, foi relatado que as operadoras locais SK Telecom, KT e LG Uplus estavam prontas para iniciar os serviços 5G no final de março.

Relatórios mais completos obtidos pelo Korea Herald dizem, no entanto, mostram melhor a relação com falta de aparelhos como uma das razões mais fortes para que esse lançamento atrase. A ideia era esperar o Samsung Galaxy S10 5G, mas os testes com o aparelho da gigante coreana atrasaram. Outro aparelho que estaria sendo esperado é o LG V50 5G, mas a LG ainda aguarda o modem X50, da Qualcomm, que não está pronto.

No entanto, o que mais preocupa as autoridades e, claro, os consumidores, é saber quanto custará o 5G. O governo sul-coreano rejeitou a estrutura de preços da SK Telecom, por exemplo. Nenhum preço final foi revelado, mas uma declaração disse que o plano proposto “restringiria o direito do consumidor de escolha”. O plano foi chamado de “caro” e foi elaborado em torno daqueles que usam grandes quantidades de dados e, portanto, não foram considerados adequados para outros usuários.

Todas as operadoras dos EUA estão falando sobre lançar o 5G. A T-Mobile espera que algumas cidades tenham 5G este ano, mas um lançamento mais amplo ocorrerá em 2020. O diretor de tecnologia da companhia disse que os preços não serão mais altos do que sua atual taxa mensal de US$ 70 (R$ 262); mas, como as notícias da Coreia do Sul mostram, as coisas podem mudar. Nem a AT&T, Verizon ou Sprint discutiram preços, mas garantiram que algumas cidades terão conectividade 5G em 2019, com um amplo lançamento ocorrendo em 2020.

Canaltech: Digital Trends.





Enquete

Você é a favor da Reforma da Previdência?:

 

E-mail:

greg