Se seu navegador não suportar JavaScript. Algumas funcionalidades não serão exibidas, estamos trabalhando para disponibilizar mais breve possível as funcionalidades sem javascript.

suaCidade

São Luís

22/04/2019 - 17:01

Sao Luis: Pequenas Nuvens, 25 °C

São Luís reforça estratégias de combate à gripe com Dia D Municipal de Vacinação

São Luís reforça estratégias de combate à gripe com Dia D Municipal de Vacinação

No Dia D Municipal de Vacinação contra a Influenza (gripe), realizado pela Prefeitura de São Luís, neste sábado (13), a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) registrou grande movimentação em todos os postos da rede disponibilizados para aplicação das doses. A meta da mobilização municipal, que tem como objetivo reforçar a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influeza, foi aplicar três mil doses, somente neste sábado, em um esforço extra da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior para atingir a meta estipulada para a capital maranhense, que é vacinar 254.958 pessoas, até 31 de maio, quando encerra a campanha nacional.

O secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, acompanhou as atividades no Centro de Saúde do Turu e destacou a importância da campanha municipal como uma estratégia a mais no combate à influenza na capital. "A gestão do prefeito Edivaldo está totalmente empenhada para realizar uma cobertura plena da ação. Fizemos esse Dia D municipal antes da mobilização nacional, que acontece dia 4 de maio, para que a população prioritária pudesse aproveitar o sábado para se vacinar e, assim, se proteger da doença. Tenho certeza que, com as estratégias adotadas, vamos alcançar o maior número possível de pessoas do grupo prioritário e atingir a meta estabelecida para a nossa cidade", afirmou Lula Fylho, ressaltando ainda que as complicações da gripe podem matar e que, por isso mesmo, é importante buscar a proteção o quanto antes.

Além do Dia D Municipal, outras estratégias estão sendo adotadas para alcançar o público-alvo da campanha. A divulgação em massa nos canais de comunicação e mídias sociais e a instalação de postos nos grandes shoppings da cidade são algumas delas. A mobilização nos shoppings acontece a partir do próximo final de semana até o término da campanha. A Prefeitura também levará postos volantes a todas as escolas municipais e comunitárias e creches, para imunizarem as crianças dentro da faixa etária prevista pela campanha. "Essa é outra iniciativa importante porque o grupo infantil é, atualmente, o que se tem mais dificuldade de atingir a meta" diz o secretário.

O Dia D municipal de mobilização contra a Influenza aconteceu nas unidades básicas de saúde e em postos da rede, das 8h às 12h do sábado (13). Envolveu ao todo 347 profissionais, sob a coordenação da Semus. A estratégia da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior visa ampliar o acesso do público-alvo à vacina. É uma das muitas ações colocadas em prática pela gestão do prefeito Edivaldo para que o público-alvo da campanha seja alcançado.

Os públicos-alvos da campanha contra a influenza, de acordo com o Ministério da Saúde, são crianças de seis meses a menores de seis anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), pessoas acima dos 60 anos de idade, trabalhadores da área da saúde, povos indígenas, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, além da população privada de liberdade, dos funcionários do sistema prisional e das pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis.

Nos dias 26 e 27 de abril, e em maio (nos dias 3 e 4, 10 e 11, 17 e 18, 24 e 25), a vacina estará disponível nos shoppings Rio Anil, da Ilha e São Luís. Entre as estratégias, também estão previstas ações em escolas da rede municipal de ensino. O 'Dia D' nacional será realizado em 4 de maio.

A gripe é responsável atualmente por grande parte das internações hospitalares. A febre é um dos sintomas mais evidentes e comuns da enfermidade e dura, normalmente, em torno de três dias. Além deste sintoma, a gripe também pode vir acompanhada de tosse, dor de garganta e dor de cabeça.





Enquete

Você é a favor da Reforma da Previdência?:

 

E-mail:

greg