Se seu navegador não suportar JavaScript. Algumas funcionalidades não serão exibidas, estamos trabalhando para disponibilizar mais breve possível as funcionalidades sem javascript.

suaCidade

São Luís

22/04/2019 - 17:50

Sao Luis: Pequenas Nuvens, 25 °C

UEMA inicia atendimentos na unidade móvel de castração animal

 UEMA inicia atendimentos na unidade móvel de castração animal

A Universidade Estadual do Maranhão, por meio do Hospital Veterinário, deu início aos atendimentos do primeiro Centro Cirúrgico Móvel (Castramóvel) da Instituiçao, inicialmente no bairro Cidade Operária. No último sábado (13), foram realizadas 70 castrações de cães e gatos machos; 30 pré-agendamentos para castração de fêmeas; além de 400 vacinas contra viroses e 300 contra raiva. A ocasião, contou também com orientações de médicos veterinários. Os atendimentos foram totalmente gratuitos.

“O intuito é controlar a população de animais abandonados. Essa é uma preocupação da Universidade. A superpopulação de animais domésticos é um caso de saúde pública. Castração não é uma forma de mutilar o animal e sim de prevenir algumas doenças graves e evitar o abandono de filhotes, impedindo as ninhadas indesejadas, praticando, assim, a posse responsável”, explicou o Vice-Reitor da UEMA, Walter Canales.

O Diretor do Hospital Veterinário da UEMA, professor Arnodson Campelo, respondeu a uma das principais dúvidas dos presentes: “respondendo a dúvidas, no caso da fêmea é necessário um pré-agendamento, porque ela precisa de um período de recuperação de 24 horas, passando por uma séries de exames, o mesmo não acontece com os machos”.

Cláudio Rocha, que levou seu gatinho, parabenizou a Universidade pela iniciativa: “Quem ganha com isso são nossos bichinhos. Excelente iniciativa”.

“Seja um tutor responsável, castre seu animal de estimação. A castração só oferece benefícios para seu melhor amigo e você contribui para a diminuição do crescimento populacional”, aconselhou Maria de Fátima, que levou seu cachorrinho para castrar.

“A partir dessa primeira ação nos planejaremos para as próximas, uma vez que a ideia é estender a ação para os principais bairros onde há a identificação da extrema necessidade de atendimentto desses animais, no quesito da castração e infertilização”, finalizou o professor Arnodson.

“Um brilhante acontecimento, atendendo a população de baixa renda”, realçou o Presidente da Associação Maranhense em Defesa dos Animais (AMADA), Leandro Alvin.

Na ocasião, ainda, prestigiaram a inauguração do Castramóvel, a Presidente do Procon/MA, Karen Barros; os deputados estaduais Duarte Jr e Roberto Costa; também Victor Mendes, o qual direcionou emenda parlamentar para aquisição do equipamento quando era Deputado Federal em 2018.

O Castramóvel tem sala de Tricotomia, Centro Cirúrgico com duas mesas cirúrgicas e uma maca; e sala de Pós Cirúrgico.

Com ASCOM-UEMA.





Enquete

Você é a favor da Reforma da Previdência?:

 

E-mail:

greg