Se seu navegador não suportar JavaScript. Algumas funcionalidades não serão exibidas, estamos trabalhando para disponibilizar mais breve possível as funcionalidades sem javascript.

suaCidade

São Luís

21/08/2019 - 14:46

Sao Luis: Pequenas Nuvens, 30 °C

Prefeitura e Grupo Mateus promovem acesso ao programa Jovem Aprendiz

Prefeitura e Grupo Mateus promovem acesso ao programa Jovem Aprendiz

Como parte das ações de combate ao trabalho infantil, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), e em parceria com o Grupo Mateus, realizou a inserção de 15 adolescentes que estavam em situação de trabalho infantil no programa Jovem Aprendiz. A iniciativa reforça as ações da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior na área da Assistência Social.

A cerimônia de efetivação aconteceu na terça-feira (2), na sede administrativa do Grupo Mateus, na Cohama, e contou com palestras de apresentação sobre o programa Jovem Aprendiz e abordou a temática do trabalho infantil. Os adolescentes inseridos no Jovem Aprendiz foram identificados em situação de trabalho infantil nos cemitérios do Gavião e Parque da Saudade, durante a realização da campanha 'Eu Não Compro; Eu Não Contrato; Eu não Aceito a Exploração do Trabalho Infantil', realizada em novembro de 2018. Na ocasião foram identificados 42 crianças e adolescentes realizando atividades de capina e limpeza de túmulos.

O secretário adjunto de Proteção Social da Semcas, Rodrigo Desterro, ressalta que o combate ao trabalho infantil é uma prioridade dentro da política de Assistência Social proposta pela gestão do prefeito Edivaldo. "Dentro da Semcas buscamos realizar oficinas temáticas e palestras para discutir a inserção desses jovens no mercado de trabalho de forma correta, com o acompanhamento das famílias, para garantir sua continuidade no programa, porque o direito ao trabalho digno é uma preocupação constante na gestão do prefeito Edivaldo", disse o secretário.

Para o adolescente P. V. S., 17 anos, a oportunidade concedida pela Semcas e o Mateus irá mudar a sua vida e de sua família. "Nunca tive nenhuma oportunidade de trabalho digno, até hoje. Vou me esforçar e dar o meu melhor aqui, porque sei que posso crescer e mudar a vida da minha família", afirmou o agora aprendiz do Grupo Mateus.

COMBATE AO TRABALHO INFANTIL

A Semcas realiza ações constantes de combate ao trabalho infantil na capital. Através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) executado de forma direta pela Semcas nos 20 Centros de Referência da Assistência Social (Cras) da cidade, e por via indireta, em uma das 58 Organizações da Sociedade Civil conveniadas com a Secretaria, atua na perspectiva da prevenção e ao mesmo tempo, atendimento de crianças e adolescentes já identificados na condição de trabalho infantil.

Outra ação exitosa é a oferta de oficinas de sensibilização, direcionadas às escolas públicas do município para a faixa etária de 8 a 13 anos, onde são abordados os diversos tipos e formas de trabalho infantil, os agravos e malefícios que estes causam à saúde, assim como a apresentação dos principais serviços envolvidos na rede de proteção à saúde da criança e adolescentes.

Além disso, existe o Serviço Especializado de Abordagem Social. O trabalho desenvolvido consiste na identificação de crianças e adolescentes para atendimento pelo Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas). A criança também é incluída nos programas sociais, como o Bolsa Família e os familiares são instruídos para evitar a reincidência dos casos.

A atuação das equipes de educadores sociais se dá em espaços públicos como praças, entroncamentos de estradas, terminais de ônibus, rotatórias, sensibilizando as comunidades para a não utilização da mão de obra infantil.





Enquete

Você é a favor da Reforma da Previdência?:

 

E-mail:

greg