Se seu navegador não suportar JavaScript. Algumas funcionalidades não serão exibidas, estamos trabalhando para disponibilizar mais breve possível as funcionalidades sem javascript.

suaCidade

São Luís

21/08/2019 - 15:53

Sao Luis: Nuvens Dispersas, 31 °C

Conferência debate estratégias para combate à fome em São Luís

Conferência debate estratégias para combate à fome em São Luís

O Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea), com apoio da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior, realizou nesta quinta-feira (11) a VI Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. Com o tema "O Brasil e o Mapa da Fome: Estratégia para Superação da Insegurança Alimentar", o evento aconteceu na Associação Comercial do Maranhão, Centro, e resultou na eleição de delegados que representarão a cidade na Conferência Estadual e na elaboração de propostas que serão encaminhadas aos órgãos públicos competentes e também levadas para a etapa estadual dos debates.

Representando o prefeito Edivaldo Holanda Junior na conferência, o vice-prefeito Julio Pinheiro, destacou a importância da discussão. "Essa é uma luta pela dignidade humana e pela superação de heranças históricas. Neste cenário, é preciso um esforço permanente e sistemático para que possamos desenvolver uma nação próspera, através da soma de esforços. A gestão municipal tem feito a sua parte, e essa discussão proporcionada pela VI Conferência Municipal de Segurança Alimentar vem fortalecer e aperfeiçoar essas iniciativas", destacou Julio Pinheiro.

A secretaria municipal de Segurança Alimentar, Fatima Ribeiro, aproveitou a ocasião para destacar os avanços da gestão do prefeito Edivaldo na área da Segurança Alimentar. "Precisamos da atuação do Comsea para fortalecer as políticas públicas que vêm sendo desenvolvidas pela gestão municipal na área da Segurança Alimentar, considerando o cenário nacional econômico desfavorável. Em articulação com as secretarias municipais da Criança e Assistência Social e de Agricultura, Pesca e Abastecimento a gestão do prefeito Edivaldo tem desenvolvido ações como o Programa de Aquisição de Alimentos e o Peixe Solidário, além de outras iniciativas para combater a insegurança alimentar na cidade de São Luís", destacou a secretária.

A conferência promoveu debates sobre medidas para superação da insegurança alimentar e maior acesso ao alimento. A discussão, que contou com o apoio da Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (Semsa), reuniu autoridades, acadêmicos e público geral para o debate acerca de políticas e recursos no combate à insegurança alimentar.

O presidente do Comsea, Raimundo Pedro de Jesus, reforçou a importância do encontro. "A nossa maior direção é no sentido de combater a fome no Brasil. Os movimentos sociais e os entes públicos estão empenhados em desenvolver estratégias para minimizar os impactos dessa situação, especialmente na nossa cidade. O poder público em parceria da sociedade civil têm se unido para combater a insegurança alimentar em São Luís e é esse trabalho que pode impactar positivamente no cenário nacional, no que se diz respeito ao enfrentamento à fome", afirmou o presidente do conselho.

A secretária municipal da Criança e Assistência Social, Andreia Lauande, também participou dos debates. "A Política de Segurança Alimentar é intersetorial e a Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social contribui com essa política, uma vez que a população destinatária, prioritária dos serviços faz parte do público atendido por nós. Então atuamos em parceria com a Semsa na articulação dessas famílias mais vulneráveis a fim de garantir que os serviços, como os do Peixe Solidário e do Programa de Aquisição de Alimentos, cheguem a quem realmente precisa", ressaltou a titular da Semcas.

As propostas foram elaboradas sob os eixos "Razões, motivos e estratégias para a continuidade da Política de Segurança Alimentar e do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan)"; e "Avanços e recuos no decorrer dos últimos anos nos programas equipamentos e ações de Segurança Alimentar, incluindo aspectos orçamentários e financeiros". Além de serem encaminhadas ao órgãos competentes, as propostas que resultaram da conferência serão levadas à etapa estadual pelos delegados eleitos.

Com informações da Prefeitura de São Luís.





Enquete

Você é a favor da Reforma da Previdência?:

 

E-mail:

greg