Se seu navegador não suportar JavaScript. Algumas funcionalidades não serão exibidas, estamos trabalhando para disponibilizar mais breve possível as funcionalidades sem javascript.

suaCidade

São Luís

21/07/2019 - 20:03

Sao Luis: Algumas Nuvens, 26 °C

Detran-MA aponta queda de 79% nas infrações do uso do celular ao volante

 Detran-MA aponta queda de 79% nas infrações do uso do celular ao volante

Uma pesquisa do Ministério da Saúde, realizada em várias capitais brasileiras, aponta que 19,3% da população afirma que faz uso do celular enquanto dirige. A divulgação do dado inédito, que é do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), também, demonstra que as pessoas, com idade entre 25 e 34 anos (25%), e com maior escolaridade são as que mais assumem esse comportamento de risco no trânsito.

As capitais brasileiras que apresentaram maior percentual de uso de celular por condutores foram Belém (24,1%), Rio Branco e Cuiabá (24,0%), seguido por Vitória (23,7%), Fortaleza (23,5%), Palmas (22,4%), Macapá e São Luís (22,6%).

No Maranhão, a maior frota está em São Luís, com o total de 407.479 mil veículos, portanto, vem como o município que possui o maior número destas infrações. Porém, dados da Divisão de Estatística, da Coordenadoria de Educação para o Trânsito do Detran-MA, revela que o Estado, vem apresentando uma queda de 79,8% no número de autuações relacionadas ao uso de celular associado à direção.

O relatório do Detran-MA aponta que entre os anos de 2016, 2017 e 2018 houve uma redução na infração de natureza média, como dirigir veículo falando ao celular, de 3.003 para 386 infrações. No mesmo período, nos últimos três anos, dirigir manuseando o telefone celular, considerada infração gravíssima, os dados revelam que, também, houve uma queda nas autuações.

Para a Diretora Geral do Detran-MA, Larissa Abdalla Britto, apesar da pesquisa do Ministério da Saúde mostrar a capital maranhense com um alto índice de infrações, muito está sendo realizado para conscientizar as pessoas sobre os perigos de acidentes de trânsito referentes ao uso do celular em direção veicular.

“A pesquisa revela uma perigosa ação causadora de milhares de acidentes no país. Porém, no Maranhão, estamos trabalhando, intensivamente, para conscientizar motoristas e pedestres para suas responsabilidades no trânsito. Ficamos felizes quando nos deparamos com uma redução no número de autuações, relacionadas ao uso celular”, ressalta.

De acordo com Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), usar o celular enquanto dirige aumenta em 400% o risco de acidentes e digitar mensagem reduz o tempo de reação no trânsito. A quantidade de acidentes levou a alteração no Código Nacional de Trânsito (CTB), levando a infração para gravíssima, com perda de sete pontos na carteira e multa de R$ 293,47.

Para a Coordenadora de Educação para o Trânsito, Rositânia de Farias, nos últimos três anos, o Detran-MA não mediu esforços para elaborar ações educativas de conscientização sobre os riscos de acidentes, causados pelo uso do celular ao volante. “O departamento vai a todos os ambientes, nas escolas, empresas, bares, ruas e avenidas, com o objetivo de mostrar que acidentes podem ser evitados e que a responsabilidade é individual. Afinal, todos nós somos o trânsito, motoristas e pedestres”, destaca.

Com informações do DETRAN.





Enquete

Você é a favor da Reforma da Previdência?:

 

E-mail:

greg