Se seu navegador não suportar JavaScript. Algumas funcionalidades não serão exibidas, estamos trabalhando para disponibilizar mais breve possível as funcionalidades sem javascript.

suaCidade

São Luís

15/09/2019 - 14:53

Sao Luis: Pequenas Nuvens, 28 °C

Projeto de lei visa criar escola municipal para crianças autistas em São Luís

Projeto de lei visa criar escola municipal para crianças autistas em São Luís

Um projeto de lei que tramita na Câmara Municipal de São Luís pretende criar uma Escola Municipal de Crianças com Autismo em São Luís. O objetivo é garantir que crianças autistas tenham uma formação escolar correta. 

O autismo, também conhecido como transtornos do espectro autista (TEA), é um problema psiquiátrico que pode ser identificado na infância, faixa de 1 ano e meio a 3 anos, mas os sinais iniciais aparecem logo nos primeiros anos de vida. O distúrbio atrapalha a comunicação, dificulta o aprendizado e adaptação das crianças.

A escola deve ser dotada de salas de aulas especiais, que garantam melhor aprendizados dos alunos. Atividades de convivência serão realizadas com objetivo de ampliar as relações sociais e evitar o isolamento. Os professores serão especializados e terão apoio psicológico.

De acordo com o projeto de lei, a instituição também vai contar com uma sala para os agentes estaduais e federais, que devem colaborar com o andamento das atividades.  As crianças terão aulas durante a semana e cursos serão realizados nos fins de semana para eles e familiares.

Segundo o relator do projeto, o vereador Antônio Garcez (PTC), a unidade de educação vai ajudar, informar, cuidar e possibilitar melhor condição de vida para crianças autistas e seus familiares.

“Devermos dar condições para que as crianças com autismo tenham formação escolar de qualidade, que ajudem o desenvolvimento delas como cidadãos, não ficando desamparados e sem condições de vida”, relatou.

A Escola Municipal para Crianças com Autismo será implantada pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), com o apoio dos agentes estaduais e federais.

O projeto de lei está tramitando nas Comissões de Justiça e Educação da Câmara Municipal. Após o parecer favorável, será encaminhado para sanção do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT).

Com informações da Câmara de São Luís

 

 





Enquete

Você é a favor da Reforma da Previdência?:

 

E-mail:

greg