Ampliação da BR-135 deve ser concluída somente em 2012

Ampliação da BR-135 deve ser concluída somente em 2012

Quem já não ouviu falar da duplicação da BR-135? Mas, o que muitos ainda não sabem é que o processo facilitador para tornar a obra viável foi suspenso em julho deste ano, logo após a crise no Ministério dos Transportes. A nova direção do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) sugeriu um novo modelo de edital de licitação, o que invalidou todos os processos já lançados. Segundo o órgão, todas as licitações serão estudadas e analisadas em um novo padrão, em um prazo mínimo de 10 dias.

A discussão, no entanto, vai um pouco mais além. Segundo o superintendente do DNIT, Gerardo Fernandes, há aproximadamente 20 dias foi eleita uma nova diretoria no órgão e durante a reunião com a diretoria colegiada, foi decidido o cancelamento de todas as licitações que estavam sendo realizadas pela coordenação de Brasília.

"A suspensão primeiro se deveu por conta da mudança de diretoria no Ministério dos Transportes. Com a saída do antigo ministro houve a interrupção do caso, quando o atual assumiu o cargo, manteve-se a ação de paralisação", afirmou o Fernandes.

A nova direção do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes sugeriu um novo modelo de edital de licitação, o que invalidou todos os processos já lançados.

Dentre as prioridades de serviços estão as obras na rodovia que corta o MA, em caráter de urgência, visto que a demora no serviço continuaria trazendo sérios transtornos para a população maranhense.

"Tanto a primeira trégua como a segunda ocorreu com bastante prejuízo, pois o projeto já era para estar em fase de conclusão. Agora, teremos que entrar com um novo processo licitatório. Se o trâmite houvesse sido feito anteriormente já estaríamos em plena execução da obra de duplicação da BR-135", observa o superintendente do DNIT. Ele salienta quanto ao prazo para que as documentações necessárias sejam analisadas e viabilizadas é de 70 a 90 dias. Dessa maneira, as negociações das obras devem ser concluídas no fim deste ano, e somente em 2012 será possível se iniciar a ampliação.

Enquanto os serviços não começam, cabe ao condutor ser consciente e ter paciência na hora de pegar a estrada.

"Em curto prazo o que fizemos foi o destaque na melhoria na pista de rolamento da BR no trecho de Campo de Perizes, considerado o mais perigoso, inclusive reforçando a sinalização horizontal", conclui Gerardo Fernandes.

Da Redação TV Cidade
Editado por: Marcos Atahualpa Cartágenes 

Compartilhe