Armas de fogo mataram mais de 35 mil pessoas em 2010

Armas de fogo mataram mais de 35 mil pessoas em 2010

 O Ministério da Saúde divulgou dados que indicam que 35.233 pessoas foram mortas por armas de fogo no ano de 2010, o equivalente a 70,5% dos assassinatos cometidos no passado. Este valor é menor do que os que foram registrados em 2009,mas segundo o secretário executivo do Ministério da Justiça,Luiz Paulo Barreto, o números do ano de 2010 são considerados altos,mesmo sendo resultados preliminares.

“Várias políticas de segurança pública têm sido levadas a cabo pelo Ministério da Justiça, mas, todos os dias, vemos casos de pessoas que sofrem acidentes domésticos com armas de fogo, de uma pessoa que se envolve em briga de bar e mata a outra por estar com uma arma de fogo, brigas de trânsito, brigas de vizinhos. São pessoas que não eram criminosas e passam a ser por estar com uma arma de fogo em suas mãos”, disse.

Reduzir o número de armas de fogo nas mãos de civis e as campanhas de desarmamento são importantes para mudar essa situação, diz Barreto. A campanha realizada em 2004 e 2005 ,500 mil armas foram destruídas após serem recolhidas em postos de entrega.

“O que precisamos, de fato, é aplicar a lei. A lei existe e ela é boa. O Estatuto do Desarmamento está sendo copiado por oito países no momento, como uma das leis mais avançadas do mundo. Mas o Brasil legal não tem nada a ver com o Brasil real”, disse o coordenador da ONG Viva Rio, que trabalha com ações de desarmamento.

Agência Brasil

Compartilhe