Aterro do Bacanga será símbolo no combate ao câncer e diabetes a partir desta segunda-feira

Aterro do Bacanga será símbolo no combate ao câncer e diabetes a partir desta segunda-feira

Ações de prevenção do diabetes e dos cinco tipos de câncer de maior ocorrência no Maranhão serão oferecidas gratuitamente à população pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), a partir do próximo de amanhã (14), na área da Passarela do Samba (Aterro do Bacanga), em São Luís. A expectativa é que pelo menos 300 pessoas sejam atendidas diariamente no local, até o próximo dia 30 de novembro, sempre das 8h às 18h.

Nessa primeira experiência da SES, foram escolhidos o câncer e o diabetes por fazerem parte do calendário de atividades alusivas à prevenção, estimulado pelo Ministério da Saúde, para o mês de novembro. Nesta segunda-feira (14), será lembrado o Dia Mundial do Diabetes, tendo como slogan “Vamos agir contra o diabetes. Já!”. A doença é crônica e se caracteriza pelo aumento dos níveis de açúcar (glicose) no sangue e pela incapacidade do organismo em transformar toda a glicose proveniente dos alimentos. Se não tratada e controlada, pode resultar em complicações, como a retinopatia, a hipertensão arterial, a nefropatia e o pé diabético.

Para atender as pessoas com suspeita do diabetes, estarão disponíveis clínicos gerais e ainda os testes de glicemia capilar, que podem ser feitos sem que o paciente esteja em jejum. Também haverá a verificação de pressão arterial. Só de atendimentos nessa área, serão mais de dois mil. Aqueles que apresentarem sinais e sintomas da enfermidade, ou até complicações, no caso dos já diagnosticados, terão como referência o Centro de Medicina Especializada (Cemesp).

Câncer

Antecipando a campanha educativa prevista para o próximo dia 27 (Dia Nacional de Combate ao Câncer), uma equipe de médicos de cinco diferentes áreas estará à disposição da população que se deslocar ao Aterro do Bacanga, nos 17 dias de atividades. Urologistas, dermatologistas, ginecologistas, pneumologistas e mastologistas prestarão atendimento no local, podendo encaminhar, caso necessário, os pacientes para a realização de exames como PSA (detectação do tamanho da próstata), penioscopia (detecção de lesões no pênis), papanicolau (preventivo), mamografia (detecção de nódulos) e biópsia da mama. A estimativa é realizar mais de 4 mil procedimentos somente nessas cinco áreas.

Também integrando a programação, está o Mutirão de Mama, que acontecerá nos próximos dias 25 e 26, no Hospital Tarquínio Lopes Filho. O foco do trabalho será a realização de cirurgias de retirada de nódulos voltadas para 40 pacientes que já se encontravam na fila. “A intenção é garantir novas vagas para as mulheres que forem encaminhadas com suspeitas da ação no Aterro do Bacanga”.

Estrutura

Para receber as milhares de pessoas que buscarem os serviços no Aterro, a Passarela do Samba será transformada na cidade da saúde, com a utilização de uma área de 3 mil metros quadrados. No local, está sendo instalada uma grande tenda em formato espacial, que abrigará um auditório com capacidade para 100 pessoas, onde acontecerão as ações de educação em saúde, a exemplo das palestras proferidas por profissionais de diferentes áreas, abordando as temáticas do câncer e do diabetes.

Além deste, haverá mais quatro tendas menores, reservadas para o acolhimento da população. Também estão sendo levados para o Aterro do Bacanga um hospital de campanha de 80 metros quadrados, um mamógrafo móvel, além de equipamentos como ultrasson e colposcópio. Para garantir a comodidade dos usuários, ainda foram instaladas cabines sanitárias e um grupo gerador na área para garantir o funcionamento dos equipamentos elétricos, caso haja algum problema na rede convencional de energia elétrica.

SES 

Compartilhe