Ato grevista paralisa obras na Usina de Belo Monte

Ato grevista paralisa obras na Usina de Belo Monte

A manhã desta segunda-feira (23) começou conturbada no canteiro de obras da Usina de Belo Monte, em Altamira (PA). O motivo foi que os operários iniciaram uma paralisação exigindo melhores condições de trabalho. Em uma iniciativa pacífica, os funcionários fercharam a principal via de acesso aos cinco canteiros de obras da usina, localizada no km 27 da Rodovia Transamazônica.

Sabe-se que as mobilizações grevistas dos trabalhadores começaram na última quinta-feira (19), onde foi feita a reivindicação por um aumento do valor da cesta básica, que hoje é de R$ 95, além da diminuição do intervalo entre os periodos de folga. Atualmente os oprários possuem apenas o direito de sair para ver a família de seis em seis meses.

Entretanto, até o presente momento o Consórcio Construtor de Belo Monte (CCBM) ainda não se manifestou oficialmente sobre o assunto, deixando os trabalhadores "às cegas" no que diz respeito ao atendimento ou não das exigências trabalhistas. Porém, para não atrapalhar ainda mais o andamento dos serviços na Usina, os trabalhadores estão mantendo apenas os serviços essenciais nos canteiros de obras, como atendimento médico, segurança e alimentação.

Saiba mais

Compartilhe