Bibliotecas Farol da Educação realizam atividades em escolas alusivas ao Dia da Criança

Bibliotecas Farol da Educação realizam atividades em escolas alusivas ao Dia da Criança

Cerca de 2 mil crianças de 13 escolas públicas estaduais estão participando de atividades lúdico-educativas, em comemoração ao Dia da Criança, promovidas pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com a Supervisão de Bibliotecas Escolares Farol da Educação. As atividades, que começaram desde quinta-feira (6) se estendem até próxima sexta-feira (14).

Além de englobar as comemorações pelo Dia da Criança, a ação visa incentivar a formação de leitores e de contadores de histórias como forma de melhorar a educação. Integram as atividades, brincadeiras coletivas e tradicionais, vivências circenses com apresentação dos personagens de circo e teatro de fantoches, entre outros.

Na Unidade Integrada Roseana Sarney, as atividades foram realizadas na tarde desta segunda-feira (10), com teatro de fantoches, destacando as personagens circenses que apresentaram o espetáculo "No circo também se aprende", voltado para os direitos das crianças.

Para a coordenadora do Farol da Educação do Renascença, a Ludce Braga, a parceria entre as bibliotecas Farol da Educação e as escolas públicas visa proporcionar aos alunos acesso ao lúdico e educativo. "Por meio do lúdico-educativo as crianças conseguem aprender com mais facilidade", disse a coordenadora.

"As atividades propiciam a oportunidade de o aluno sair da rotina da sala de aula e experimentar o novo. Por meio dos personagens as crianças interagem entre elas e respondem a todos os questionamentos. É um momento muito interessante de interação e aprendizagem", observou a professora da 2ª série da escola Roseana Sarney, Simone Pinto Ferreira.

Segundo a aluna Lorrany Ferreira Castro, do 2ª ano A, as atividades despertam felicidade e aprendizado. "Fiquei muito feliz, parecia que eu era uma atriz de verdade. Aprendi muitas coisas interessantes mais o que mais marcou foi sobre os direitos das crianças", afirmou a estudante.

Na Unidade Integrada Japiaçu, no bairro Anjo da Guarda, as apresentações foram voltadas para alunos do 1º ao 5º ano, com roda para contar história que teve como tema: "Olha o desperdício coelho Felício" que falava sobre: desperdício, hábitos higiênicos e o resgate dos direitos e deveres das crianças.

"Foi muito importante, aprendi que não podemos deixar a torneira ligada quando escovamos os dentes ou passamos sabonete", disse o estudante Antonio Marcos do 3º ano da escola Japiaçu.

Para a supervisora das Bibliotecas Farol da Educação, Alessandra Travassos, além de festejar o Dia das Crianças as atividades visam despertar nesses alunos o interesse pela leitura. "Despertar o interesse pela leitura através do lúdico, bem como incentivar a prática de contar histórias, para que esses alunos tenham uma visão crítica do mundo, também faz parte dos objetivos das atividades desenvolvidas por toda esta semana nos Faróis e nas 13 escolas da rede pública estadual", ressaltou a supervisora.
 

 

Compartilhe