Cacique Raoni recebe título de cidadão honorário de Paris

Cacique Raoni recebe título de cidadão honorário de Paris

O cacique Raoni atualmente em visita à França divulgando sua campanha pela suspensão das obras da usina de Belo Monte, recebeu o título de cidadão honorário de Paris. A prefeitura da capital francesa informou que a escolha de Raoni foi baseada em sua atuação na defesa da Floresta Amazônica e dos povos indígenas no Brasil.

Para os franceses, Raoni é um símbolo de luta pelos direitos humanos, desenvolvimento sustentável e pela conservação da biodiversidade. Raoni é o 12º cidadão honorário da cidade. Ao receber o título, Raoni usava trajes indígenas.

O cacique, na França desde a semana passada, conseguiu o apoio na campanha contra Belo Monte de atores como Marion Cotillard e Vincent Cassel, além do diretor James Cameron.

Na semana passada, ao chegar, ele recebeu uma lista com mais de 100 mil assinaturas em apoio ao fim das obras de Belo Monte. O abaixo-assinado foi lançado há cerca de um ano pelos responsáveis pelo site Raoni.com.

A suspensão imediata do processo de licenciamento da usina foi pedida pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA). Apesar do pedido,o governo obteve licença para dar continuidade às obras.

A usina de Belo Monte será a maior hidrelétrica totalmente nacional e a terceira maior do mundo. A capacidade da usina será de 11,2 mil megawatts de potencia e reservatório de 516 quilômetros quadrados.

fonte: www.agenciabrasil.ebc.com.br

Compartilhe