Caema substituirá treliças de sustentação da adutora da Barragem do Bacanga

Caema substituirá treliças de sustentação da adutora da Barragem do Bacanga

Intensificando a manutenção preventiva nos seus equipamentos, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) realizará, durante o mês de novembro, a substituição das treliças de sustentação, que servem de apoio à adutora de 900 mm da Barragem do Bacanga que se encontra comprometida por corrosão.

Segundo o diretor de Engenharia e Meio Ambiente da Caema, engenheiro José Ribamar Rodrigues Fernandes, o principal motivo da troca das treliças é o desgaste ocasionado pelo tempo de uso (25 anos), agravado pela grande corrosão existente no local, em razão da proximidade com a água salgada.

"O processo de corrosão pode acarretar graves problemas como, por exemplo, o rompimento da tubulação, prejudicando o abastecimento de água na área Itaqui-Bacanga, incluindo o Porto do Itaqui", disse o diretor, acrescentando que a principal função da treliça é de proteção, já que a adutora é sustentada por esse suporte.

O diretor disse, também, que as novas treliças foram confeccionadas em Belo Horizonte (MG), dentro dos padrões estabelecidos pela Legislação de obras técnicas e já estão sendo transportadas para São Luís, sendo iniciada, ainda, este mês a fase de montagem das mesmas.

As treliças apoiarão e sustentarão a adutora em um trecho de aproximadamente 90 metros, em duas tubulações, sendo um de 30 e outro de 60 metros. A expectativa é de que as novas peças tenham a durabilidade de mais 25 anos, sem prejuízos para o abastecimento de água naquela área.

 

Compartilhe