Centro de Criatividade promove Café Literário com escritores

Centro de Criatividade promove Café Literário com escritores

Nesta terça-feira (29), o Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, irá encerrar o ano de 2011 com chave de ouro. Estamos falando do projeto Café Literário, que este mês, abordará uma temática mais romântica com a presença dos autores maranhenses contemporâneos José Ewerton Neto e Ronaldo Costa Fernandes. O encontro está marcado para a partir das 18h30, na galeria Valdelino Cécio, no Centro de Criatividade.

O projeto, realizado durante todo o ano, sempre na última terça-feira do mês, encerra sua edição do ano, com a presença de renomados autores, aberto à interação dos palestrantes com o público em um ambiente descontraído. A literatura baterá ponto no Café Literário de novembro.

Ao logo do ano foram 9 edições de conversas entre autores maranhenses (poetas, romancistas, historiadores, literatos, pesquisadores), com um saldo mais que positivo, confirmando o programa no calendário cultural da cidade.

Nomes consagrados na literatura maranhense fizeram os Cafés Literários de 2011: Alberto Tavares Vieira da Silva e Joaquim Itapary, Andréa Daher, Laura Amélia Damous, Antonio Martins de Araújo, Regina Faria e Glória Correia e Ubiratan Teixeira, levaram o público a momentos valorosos de conhecimento.

Convidados de Novembro

José Ewerton Neto, ocupante da Cadeira 11 da Academia Maranhense de Letras, natural da cidade de Guimarães (MA), morou no Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia. Formado em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal Fluminense, no Rio de Janeiro, é Pós-Graduado em Letras e Literatura pela Faculdade Atenas Maranhense (FAMA), e em Jornalismo Cultural pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Na literatura atua como poeta, prosador e cronista maranhense. Seus livros foram premiados e publicados em diversos órgãos do Maranhão.

Ronaldo Costa Fernandes nasceu no Maranhão, morou no Rio de Janeiro, Brasília e na Venezuela, onde dirigiu o Centro de Estudos Brasileiros da Embaixada do Brasil. Doutor em Literatura pela Universidade de Brasília (UnB), foi vencedor no Prêmio de Poesia 2010, da Academia Brasileira de Letras com o livro "A Máquina das mãos". Também ganhou o prêmio Casas de Lãs Américas, com o romance "O Morto Solidário". Foi vencedor ainda no Prêmio Bolsa de Literatura pela Fundação Cultural do Distrito Federal (DF) com o livro "Terratreme". 

 

Secma

Compartilhe