Confira dicas para brincar o Carnaval com saúde e disposição

Confira dicas para brincar o Carnaval com saúde e disposição

Quem gosta do Carnaval sabe bem que esse período é marcado por exageros na bebida e falta de de descanso. Festas eletrizantes, blocos de rua bastante animados, ensaios de escolas de samba e acompanhar trios elétricos, tudas essas coisas cooperam para a estafa do corpo além da falta de cuidados básicos para com a saúde e o bem-estar.

Por isso, para não deixar que os momentos de alegria se transformem em lembranças desagradáveis, são necessários alguns cuidados.

 

  • O uso do preservativo

O uso do preservativo é importante não somente para prevenir a gravidez, mas principalmente contra as chamadas Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST's), inclusive a AIDS. 

Além do uso da camisinha, é importante que as vacinas estejam em dias, principalmente contra HPV — porque o contágio pelo vírus pode acontecer mesmo quando há uso de preservativo, se a parte da pele não coberta pela camisinha estiver infectada — e contra Hepatite B, já que a doença é transmitida por sangue contaminado.

  • O beijo

O beijo na boca, muito comum, também precisa de cautela, pois duas pessoas trocam em média 250 tipos diferentes bactérias e podem transmitir ou contrair doenças perigosas, como faringite, laringite, amigdalite, herpes labial, mononucleose, hepatites A e B, HPV, meningite, gripe, dentre outras.

  • Alimentação

Para não perder o ritmo, o folião não pode negligenciar a alimentação. Qualquer descuido pode gerar fraqueza e o desgaste físico, além de debilitar o organismo. O recomendado é fazer uma refeição bem equilibrada e nutritiva, com proteínas e carboidratos.

Antes da folia, deve-se evitar alimentos considerados "pesados" e que dificultem a digestão, como massas, carnes, etc. O ideal é fazer refeições leves, de preferência com caldo, como frango ao molho ou sopas. Essa dica vale para todas as idades, principalmente para foliões da terceira idade.

  • Consumo de bebidas alcoólicas

É importante não exagerar para não haver complicações no fígado, coração e para evitar acidentes no trânsito. Vale ressaltar também que dirigir sob o efeito de alguma bebida alcoólica é um risco tanto para quem consome como para quem segue todas as regras.

  • Preparo físico

Muitas pessoas passam o ano numa rotina sedentária e no período carnavalesco passam horas em bailes dançando e pulando. Durante a atividade física há um aumento da frequência cardíaca, então é bom não exagerar. Se sentir algum cansaço, sente-se e descanse um pouco!.

É recomendado o uso de roupas leves e calçados como tênis com meia, de preferência com amortecedor para proteger as articulações e de agentes externos como garrafas de vidro e latas de bebidas descartadas indevidamente oferecem risco de tétano.

  • Suor e desidratação

Durante festas como o Carnaval, a perda de líquido é muito grande devido a exposição que o folião está sujeito, principalmente à frenesi musical. A dica é levar uma garrafinha de água a tira-colo, ou se preferir, consumir sucos naturais e isotônicos, principalmente a água-de-coco.

Para quem consome bebidas alcoólicas, é preciso redobrar a atenção. A ingestão de álcool deve ser intercalada com a de água, o que mantém a pessoa hidratada e ajuda a evitar a ressaca. Após todos esses cuidados o folião pode brincar a vontade o carnaval.

 

Com informações do SESC Maranhão

Compartilhe