Confira quem é quem na disputa pela Prefeitura de São Luís

Confira quem é quem na disputa pela Prefeitura de São Luís

 

Oito candidatos vão estar na disputa pelo cargo maior do executivo municipal da capital. Articulações políticas e desistências fez com que três candidatos deixassem a escolha do vice para última hora. Agora foi dada a largada para as eleições 2012. Confira como ficou desenhada a disputa:
 

Coligação: PTC, PC do B, PDT e PSB

Edvaldo Holanda Jr. (PTC) e Roberto Rocha (PSB)

O ex-deputado federal Roberto Rocha  (PSB)  foi oficializado a condição de vice-prefeito na chapa de Edivaldo Holanda Júnior (PTC). O registro da chapa Edivaldo/Roberto foi feito na sexta (06) à tarde no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA). Rocha concedeu entrevista coletiva na Assembleia Legislativa onde falou sobre o seu retorno à presidência da Comissão Executiva Municipal do PSB. Rocha conseguiu junto à Executiva Nacional do PSB a restituição da antiga Comissão Provisória. Estiveram junto com Roberto Rocha  na coletiva Milton calado (PTC), Márcio Jerry (presidente do PCdoB), Rubens Júnior (PCdoB) e Geraldo Castro (PCdoB)

O grupo de José Antonio Almeida havia destituído Rocha por conta da determinação do então presidente do PSB ludovicense de coligação com o PTC, logo após a convenção não ter sido realizada por falta de quórum. A Executiva Nacional do PSB, afinada com o projeto de Flávio Dino (PCdoB),  reestabeleceu a Comissão liderada por Rocha, destituiu a executiva Estadual, que era presidida por José Antonio Almeida, e declinou a favor da aliança do PSB com o PTC, que terá como candidato Edivaldo Holanda Júnior.

 

Coligação: PSDB, PMN, PRP

João Castelo (PSDB) e Neto Evangelista (PSDB)

Depois de perder alianças com os principais partidos de sua base aliada, o prefeito João Castelo (PSDB) teve que formar uma chapa puro sangue. Seu vice será o deputado estadual Neto Evangelista (PSDB). O prefeito manteve em sua administração PDT, PPS e PSB na esperança de uma coligação com uma destas legendas, mas as foi perdendo na reta final do processo de formação das chapas. 

O PSDB coligou com PMN e PRP na eleição majoritária. Já na eleição proporcional, que os tucanos pretendiam sair sozinhos, acabaram coligando com o PMN. Já o PRP sairá sozinho.

 

Coligação: PP e PR

Tadeu Palácio (PP) e Lindinalva Vilela (PR)

O ex-prefeito Tadeu Palácio (PP) aguardou o quanto pode  a desistência da deputada Eliziane Gama (PPS) para que fosse vice em sua chapa, mas não deu. A deputada será mesmo candidata a prefeita de São Luís. Assim, Tadeu fechou a chapa majoritária com o PR, que indicou como vice a psicóloga Lindinalva Lindoso Vilela, que é secretária-geral do PR. A coligação entre PP e PR será apenas na eleição majoritária. Na proporcional, as duas legendas saem isoladas.

 

Coligação: PT, PMDB, PTB, PSDC, PSC, PPL, PRB, PV, DEM, PT DO B, PTN, PSD, PSL

Washington Luiz  (PT) e Afonso Manoel (PMDB)

Dos oito candidatos que disputam a prefeitura de São Luis, Washington Oliveira (PT)  é o que  possui a maior quantidades de legendas. Ao todo pelo menos 13 partidos fazem parte da coligação que apóia o petista. Na sexta ele registrou a candidatura, acompanhado do vice, o deputado Afonso Manoel(PMDB). Os presidentes e candidatos a vereador dos diversos partidos que compõem a coligação "Juntos por São Luís".

Depois de Washington Oliveira, a coligação que conta com maior números de partidos é a de Edvaldo Holanda Junior(PTC) que tem como vice Roberto Rocha (PSB ) e traz ainda mais dois partidos, o PC do B e o PDT.

 

Coligação: PSOL e PCB

Haroldo Saboia (Psol) e Sildeane Coutinho (PCB)

No caso de Haroldo Sabóia e Tadeu Palácio, respectivamente candidatos do Psol e do PP, a coligação possui apenas dois partidos, justamente as legendas que indicaram o nome do vice. Haroldo terá como vice, Sildeane Coutinho(PCB) e Tadeu Palácio vai ter como companheira de chapa, Lindalva Vilela(PR). 

 

Sem Coligação

Ednaldo Neves (PRTB) e Irmã Gecilda (PRTB)

 

Sem Coligação

Eliziane Gama (PPS) e Cabo Campos (PPS)

Eliziane Gama acabou definindo um vice.  O nome indicado foi Cabo Campos, um dos líderes da greve da PM em 2011.

 

Candidato: Marcos Silva (PSTU)

Vice: Kátia Ribeiro (PSTU)

Sem coligação

 

 

 

Compartilhe