Dilma chora durante cerimônia de instalação da Comissão Nacional da Verdade

Dilma chora durante cerimônia de instalação da Comissão Nacional da Verdade

Nesta quarta-feira (16) a presidente Dilma Rousseff emocionou-se ao instalar a Comissão da Verdade e citou "Ao instalar a Comissão da Verdade, não nos move o revanchismo, o ódio ou o desejo de reescrever a história de uma forma diferente do que aconteceu".

"A ignorância sobre a história não pacífica, pelo contrário, mantém latentes mágoas e rancores", acrescentou a presidente, que foi torturada e passou três anos presa durante o regime militar.  

Os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, Fernando Henrique Cardoso, José Sarney e Fernando Collor de Mello participaram da cerimônia e foram citados por Dilma em seu discurso, pelo papel de seus governos na consolidação da comissão.

Comissão da Verdade

A comissão, cuja criação foi proposta em 2009, terá um prazo de dois anos para investigar as violações de direitos humanos ocorridas no período.

Durante sua tramitação no Congresso, houve polêmica em torno do ponto que dava exclusividade à presidente de escolher os integrantes. A lei que estabeleceu a Comissão da Verdade foi sancionada por Dilma em novembro de 2011.
 

Compartilhe