Disque Denúncia divulga balanço de 2011 e aponta principais assuntos e bairros notificados

Disque Denúncia divulga balanço de 2011 e aponta principais assuntos e bairros notificados

O Disque Denúncia,órgão que auxilia a polícia de demais entidades ligadas ao poder jurídico na identificação e reconhecimento de crimes ocorridos no Maranhão, registrou no ano de 2011 um total de 27.775 ligações, destas, os principais motivos foram para efetuar prisões, apreensões e ações na comunidade da capital. Tais ações renderam a apreensão de mais de 75 armas de fogo além de 45 veículos, todos contabilizando um valor de R$ 38.243 recuperados. Desta maneira, o Disque conseguiu obter mais de 875 resultados positivos e a prisão de 503 pessoas.

Para a coordenadora da central, Hellen Araújo, esses resultados foram conquistados principalmente devido a três fatores: empenho dos policiais civis e militares em atender as denúncias recebidas, à cobertura expressiva da imprensa e o principal o auxilio dos cidadãos anônimos que, com suas informações relevantes sustentam as ações da polícia no combate ao crime. “A população entendeu que o Disque Denúncia é um canal anônimo e de fácil acesso, e que a possibilidade de interromper uma ação violenta representa o maior estimulo e retorno para a sua comunidade”, disse.

Inovações

Alguns novos investimentos feitos pelo Disque Denúncia, podem ter sido os responsáveis pelo sucesso das ações desenvolvidas em 2011. Destes, pode-se destacar a criação de um núcleo especifico destinado a monitorar e acompanhar as denúncias de violência intrafamiliar. O Núcleo de Violência Doméstica (NVD) foi implantado com o objetivo de gerenciar todas as informações que abordam violência doméstica, além de melhorar a qualidade dos serviços prestados. O serviço funciona da seguinte maneira: uma equipe de profissionais acompanha desde o cadastro da denúncia até o momento que estas são difundidas aos órgãos competentes.

Contudo, esse trabalho só foi possível por conta da parceria com entidades engajadas no combate a violência permite a efetividade do serviço prestado pelo NVD, o qual mantém constantes diálogos com Conselhos Tutelares, Delegacias Especializadas e demais órgãos Operacionais. Do total das denúncias que chegam à central, 17,3% estão relacionados à violência física, psicológica e sexual no ambiente doméstico, tendo como vitimas crianças e adolescentes, mulheres, idosos, pessoas com deficiência e comunidade LGBT.

Por fim, a central de denúncias também pode contar com a gerência de análise, responsável por mapear todas as informações que chegam, que desta maneira contribuiu na construção de relatórios que auxiliem no trabalho da polícia, tanto civil como militar.

Confira abaixo os principais motivos de ligação ao Disque Denúncia, incluindo os bairros e os objetos apreendidos:

Os assuntos que mais foram denunciados:
 Tráfico de Drogas
 Barulho
 Roubo e Furto
 Localização de Foragidos
 Maus Tratos
 Homicídio Consumado

Os bairros que mais foram denunciados:
 Cidade Operária
 Anjo da Guarda
 Fátima
 Coroadinho

Quantitativo de Drogas Apreendidas:
 Cocaína: 16 kg
 Crack: 20 kg
 Maconha: 46 kg
 Merla: 3 kg 

 

Da redação SuaCidade.com

Compartilhe