Duas mortes por Raiva Humana confirmadas em São Luís

Duas mortes por Raiva Humana confirmadas em São Luís

foto: Rayssa Alves

A Vigilância Epidemiológica confirmou um caso de morte por raiva em São Luís. A confirmação foi dada por laudo do Instituto Pasteur, de São Paulo, nesta quinta-feira (19). Uma nova morte está sob suspeita em São Luís e o material foi encaminhado para análise do instituto.

A Secretaria de Saúde do Estado, confirmou, agora a tarde em entrevista coletiva, que uma das vítimas é uma mulher de 37 anos e a outra, um homem de 26 anos. As identidades deles foram preservadas. Os casos aconteceram nos bairros Tibirizinho e Vila Embratel. No ano passado, duas mortes foram registradas pela doença.

Raiva Humana

É uma doença que acomete mamíferos e que pode ser transmitida aos humanos. Ela é causada por um vírus mortal, tanto para os homens quanto para os animais. Em alguns países desenvolvidos, a raiva humana já está erradicada e nos animais domésticos está controlada.

Os primeiros sintomas aparecem após um período de incubação, que dura entre 20 e 60 dias. As pessoas infectadas sentem febre moderada, insônia, ansiedade e distúrbios sensoriais.

Vacinação

A partir do terceiro mês de idade, todos os cães e gatos devem ser vacinados. A vacina é gratuita e encontrada em 11 postos fixos em São Luís.

Assista a reportagem de Rayssa Alves

Compartilhe