Educadores passam por capacitação em educação especial

Educadores passam por capacitação em educação especial

Com a meta de colocar os conhecimentos da educação especial em prol das crianças para descobrir novos talentos acadêmicos, está sendo realizado o 5º Encontro Pedagógico de Supervisores Escolares e Apoios Pedagógicos, promovido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Superintendência de Modalidades e Diversidades Educacionais, supervisão de Educação Especial (Sueesp) e a Unidade Regional de Educação (URE) de São Luís.

Maria do Socorro Santos Almeida, da Supervisão de Educação Especial da Seduc, disse que a formação continuada em educação especial tem como objetivo orientar e informar os supervisores da URE-São Luís, professores e a comunidade escolar sobre os atendimentos ofertados nos centros especializados da capital.

Durante o evento, que será encerrado nesta sexta-feira (09), também estão sendo divulgadas as ações realizadas pela equipe técnico-pedagógica da supervisão escolar e apoio pedagógico, os atendimentos oferecidos e atividades desenvolvidas nos Centros de Ensino de Educação Especial, Centros de Apoio Pedagógico e Núcleo de Altas Habilidades ou Superdotação.

Os supervisores, também, receberão informações sobre a política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva e orientações acerca dos programas "Sala de Recursos Multifuncionais", com atendimento educacional especializado, "Escola e Livro Acessível".

Maria do Socorro Santos informou que a Seduc, por meio da Sueesp, disponibiliza o evento como um espaço de orientação aos profissionais da educação básica no atendimento aos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, objetivando a efetivação do processo de inclusão educacional.

Participam da capacitação, em dias alternados, 420 supervisores de educação especial. Para a professora do CE Paulo Freire, Regina Marinho, a formação continuada representa um espaço enriquecedor para a troca de informações sobre projetos exitosos desenvolvidos nos núcleos de altas habilidades. Ela disse, ainda, que o encontro é uma oportunidade para conhecer os trabalhos pedagógicos desenvolvidos nos centros especializados.

A programação do 5º Encontro Pedagógico de Supervisores Escolares e Apoios Pedagógicos apresenta temas de relevante interesse e conta com a participação de profissionais de pedagogia, psicopedagogia, fonoaudiologia e psicologia com intensa atuação no trabalho com educação especial.


Ascom SEDUC

Compartilhe