Empresário industrial maranhense está menos confiante, revela índice da Fiema

Empresário industrial maranhense está menos confiante, revela índice da Fiema

O resultado do último Índice de Confiança do Empresário Industrial Maranhense (ICEI-MA) mostrou que a deterioração do ambiente de negócios externo impactou diretamente na confiança dos empresários da indústria maranhense. O índice registrado em abril foi de 62,5 pontos, 4,8 pontos menor que no mês anterior. Apesar de o indicador estar acima de 50 pontos e sinalizar confiança, o registro ficou abaixo da média até então registrada no estado, de 66,7 pontos.

 O ICEI-MA é elaborado pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), que mensalmente sonda indústrias do setor da Construção Civil, indústrias Extrativas e de Transformação. O índice é obtido a partir da ponderação dos resultados referentes às condições atuais e expectativas dos empresários em relação à economia brasileira, o estado e a empresa.

 Em todos os setores pesquisados houve piora nas condições da economia brasileira (48,8 pontos) e do estado (47,9 pontos), que contribuiu para a baixa na confiança. No mesmo período do ano passado também ocorreu arrefecimento nas condicionantes destacadas pelos industriais, além de ter sido computado pela primeira vez na pesquisa, piora nas condições das empresas da Construção Civil do Maranhão.

 Desde de janeiro de 2012, o setor da Construção Civil vem sinalizando piora nas condições do estado, repetindo em abril o mesmo índice do mês anterior de 47,9 pontos, abaixo da média que o setor gera para esta variável, que é de 53,5 pontos.

 O segmento da Indústria de Extração e Transformação do Maranhão também indicou piora das condições do estado (47,2 pontos), bem como da economia brasileira (45,9 pontos) e das empresas (47,2 pontos). As expectativas para os próximos seis meses são de otimismo apesar dos índices terem recuado ante a março.

 O Índice Brasil (ICEI-BR) de 57,2 pontos e do Nordeste de 60,6 pontos também recuaram em relação ao mês anterior.

Ascom Fiema 

Compartilhe