São Luís: música clássica encanta visitantes do Centro Histórico

São Luís: música clássica encanta programação do Arte na Praça no Centro Histórico
Foto: A. Baeta/Ag.São Luís.

O pianista Daniel Lemos (foto) foi a atração desta sexta-feira (1º) do projeto Arte na Praça, parte do programa Reviva Centro, iniciativa do prefeito Edivaldo Holanda Junior. A programação continua neste sábado (2) com show de jazz, a partir das 17h30, com Renato Serra Trio, que se apresenta no Complexo Deodoro. Já no domingo (3), tem a Feirinha São Luís na Praça Benedito Leite, das 8h às 15h, e recreação infantil com os palhaços Acerola e Carambola, no Complexo Deodoro, às 17h. Toda programação cultural é gratuita.

A música clássica embalou o público em um recital a céu aberto, com obras de compositores maranhenses do projeto cultural Piano Maranhense e interpretação de grandes clássicos pelo pianista Daniel Lemos. Antes de iniciar cada canção, ele explicava o contexto histórico da música e como ela surgiu para que o público pudesse apreciar melhor.

“É muito bom trazer este tipo de programação para locais públicos, de forma gratuita, pois torna a cultura acessível. Eu toco música clássica, de concerto, que antes era restrito a lugares fechados, como teatros, e muita gente não tem oportunidade de prestigiar”, disse o músico.

O projeto cultural Piano Maranhense oferece recitais de piano solo com obras de compositores nascidos ou radicados no Maranhão dos séculos XIX e XX, na interpretação de Daniel Lemos e produção de Ivaldo Guimarães Torreão Júnior. Segundo ele, este recital é resultado de uma pesquisa que realiza há quatro anos. O projeto foi realizado em 11 municípios maranhenses e em outros 10 estados do Brasil, difundindo a produção musical do Maranhão para todo o país. Daniel Lemos, é natural de Minas Gerais, mas reside há dez anos em São Luís, onde é professor do departamento de música da Universidade Federal do Maranhão (Ufma) e do curso de música à distância da Universidade Estatual do Maranhão (Uema).

Com informações da Prefeitura de São Luís.

Compartilhe
Conteudo Relacionado