Na altitude de Quito, o Flamengo começou a corrida pelo título inédito da Recopa Sul-Americana com um empate em 2 a 2. A equipe carioca viu o Independiente del Valle-EQU abrir o marcador, mostrou poder de reação para virar o jogo, mas um pênalti no final da partida decretou o resultado.
O clima de decisão envolveu o duelo desde o primeiros minutos de jogo no estádio Olímpico Atahualpa. Mesmo atuando fora de casa e à 2.850 metros acima do nível do mar, o Rubro-Negro carioca tentou se impor dentro de campo. Mas foram os donos da casa que largaram na frente. Aos 20 minutos de bola rolando, Murillo de falta fez 1 a 0 para o del Valle. Buscando o empate, o Flamengo criou algumas chances principalmente com Bruno Henrique, que chegou a marcar mas teve o gol anulado pelo VAR.
Se no primeiro tempo o atacante rubro-negro passou em branco, na volta do intervalo a história foi diferente. Aos 20 minutos, Bruno Henrique recebeu de Arrascaeta pela esquerda, saiu em velocidade e bateu com categoria para deixar tudo igual. O segundo da equipe carioca veio já na marca dos 40. Everton Ribeiro cruzou na medida para Pedro virar o jogo. Nos últimos instantes da partida, a arbitragem assinalou pênalti para o Independiente. Pellerano cobrou e deu números finais ao confronto: 2 a 2.
O segundo duelo entre os campeões sul-americanos será na próxima quarta-feira (26), às 21h30, no Maracanã. Quem vencer fica com a taça. Como não existe o gol qualificado nesta competição, qualquer nova igualdade leva a decisão para a prorrogação. Persistindo o empate, o grande campeão será conhecido nas cobranças de pênaltis.
Com CBF.