Estudo revela falhas no conhecimento de profissionais de saúde no manejo da asma

Estudo revela falhas no conhecimento de profissionais de saúde no manejo da asma

Foi realizado um estudo em hospitais-escola de Recife para avaliar a preparação dos profissionais de saúde para to atendimento de crianças com crise de asma.

O tratamento da asma exige o conhecimento de noções básicas para que seja realizado de modo adequado e reduza o risco de hospitalização e efeitos colaterais.Durante o estudo,foi constatado que os profissionais avaliados,enfermeiros e pediatras, não estavam aptos para a realização deste tipo de atendimento.Faltavam conhecimentos sobre o uso de inaladores nebulização, tipo e dosagem de medicamentos, bem como técnicas de descontaminação e desinfecção do material.

“O conhecimento de pediatras e enfermeiros que trabalham em dois dos principais serviços de urgência no nordeste do Brasil sobre o manejo da asma aguda é ainda inadequado. É um indicativo de que situação semelhante aconteça em todo o país”, sugere o Dr. Murilo Carlos Amorim de Britto,um dos autores do estudo.

Segundo o pneumologista pediatra, intervenções educativas de âmbitos federal, estadual ou mesmo institucional são necessárias para a implantação de um manejo mais efetivo e de menor custo devido ao elevado número de crianças com asma que frequentam os serviços de urgência.

PALAVRA-CHAVE - Balanço Geral (18 de novembro)

  • Dica: Aquele que consome diariamente bebida alcólica

 

Compartilhe