Fundador e executivos do MegaUpload são presos sob acusação de violação de direitos autorais

 Fundador e executivos do MegaUpload são presos sob acusação de violação de direitos autorais

Mais um novo episódio envolvendo sites de compartilhamento online foi notícia no mundo todo nesta quinta-feira (19). Se ontem o Wikipédia na versão em inglês deu início um blackout de 24h, em protesto às ações que querem classificar como pirataria a troca gratuita de informação e mídias na internet, hoje foi a vez do site MegaUpload. Entretanto, para o fundador, Kim Dotcom e outros três executivos da empresa, o final não foi tão positivo assim.

O site MegaUpload.com foi fechado por agentes federais norte-americanos sob a acusação de violar direitos autorais repetidamente. Tanto o seu fundador como três executivos daquele que é hoje o 13º site mais acessado no mundo, foram detidos na Nova Zelândia a pedido das autoridades norte-americanas.

Segundo os promotores que estão a frente do caso, o site é responsável por lesar proprietários de direitos autorais em mais de US$ 500 milhões, em conteúdos que vão desde filmes, músicas, livros e outras formas de conteúdo compartilhado via internet.

A ação acontece no dia seguinte a uma onda de manifestações online contra a SOPA e a PIPA, propostas de lei antipirataria que tramitam no Congresso americano.

Saiba mais

 

Da redação SuaCidade.com

Compartilhe