Governador em exercício e cônsul francês debatem participação da França nos 400 anos de São Luís

Governador em exercício e cônsul francês debatem participação da França nos 400 anos de São Luís

O governador em exercício, Washington Luiz Oliveira, recebeu no Palácio dos Leões, na manhã desta sexta-feira (30), o cônsul geral da França, Patrice Bonnal, e membros da Comissão dos 400 Anos de São Luís. Durante a reunião, foi discutida a participação da França nas comemorações do aniversário da capital maranhense e o intercâmbio entre as universidades maranhenses e francesas para formação de um maior número de doutores.

“Esta visita acontece em um momento importante, no qual estamos discutindo projetos para o aniversário de São Luís. E os franceses estão chegando para participar, para se integrar às comemorações desses 400 anos", disse Washington Luiz.

Ele destacou que um dos momentos importantes das comemorações será a realização da Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontece em julho, em São Luís, no Campus da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), com o apoio do Governo do Estado.

Entre os membros da comissão presentes à reunião estavam os secretários de Estado Jura Filho (Turismo), Sérgio Macedo (Comunicação), Sofiane Labidi (coordenador executivo do Programa São Luís 400 anos), José Jorge Leite Soares (cônsul honorário da França em São Luís) e Nan Sousa (São Luís Convention & Visitors Bureau).

Novos projetos

Esta é a primeira visita do cônsul Patrice Bonnal a São Luís. Ele disse que o aniversário da cidade é uma oportunidade para realizar projetos para o futuro. "Vamos procurar novas propostas para marcar o aniversário desta capital que foi fundada pelos franceses", disse.

Ficou acertada na reunião que será marcado um encontro com o embaixador da França no Brasil, Yves Saint-Geours, para apresentação de alguns projetos e propostas para a participação daquele país nas festas dos 400 anos. Uma das solicitações será a participação de um Prêmio Nobel francês na SBPC.

“O projeto ‘São Luís 400 Anos’ tem como pilares a promoção das ricas tradições ludovicenses, incluindo a literatura, culinária, música e arquitetura”, declarou o secretário de Turismo, Jura Filho.

Compartilhe