Governador em exercício vistoria obras da Avenida Quarto Centenário e Biblioteca Pública

Governador em exercício vistoria obras da Avenida Quarto Centenário e Biblioteca Pública

  O governador em exercício, Washington Luiz Oliveira, vistoriou, nesta segunda-feira (23), as obras de construção da Avenida Quarto Centenário, que integram o projeto PAC Rio Anil, e de reforma da Biblioteca Pública Benedito Leite. As duas serão entregues este ano, dentro das comemorações dos 400 anos de São Luís.

“Ao mesmo tempo em que a avenida vai sendo construída, a população que está nas palafitas em torno dela vai sendo alocada em casas em boas condições de moradia. Por isso, nós consideramos, também, uma de cunho social”, enfatizou Washington Oliveira.

A Avenida Quarto Centenário vai margear toda a área de intervenção do PAC Rio Anil (da Camboa à Alemanha), com 3,8 km de extensão, sendo duas pistas com duas faixas de rolamento cada, passeio de pedestres nos dois lados e ciclovia. A obra tem início na interseção com a Avenida Camboa e o final na interseção com a Avenida dos Franceses - há um trecho em aterro hidráulico e outro, de 1.090 metros, em elevado e pontes. Ao todo são cinco pontes e um elevado.

Além da avenida o projeto PAC Rio Anil inclui a construção de 2.720 apartamentos, sendo que 520 já foram entregues; os próximos serão os da Fé em Deus. O governo pretende concluir todo o PAC Rio Anil até o ano que vem.

Em relação ao remanejamento das famílias o secretário Pedro Fernandes, disse que, além dos imóveis que já estão sendo construído, o governo comprou o Sítio Piranhenga, no Parque dos Nobres, onde serão construídas 1.100 casas. “O projeto do PAC do Maranhão, orçado em R$ 400 milhões, é a segunda maior obra do PAC em assentamento do Brasil”, destacou o secretário. Os recursos são dos governos Federal e Estadual.

Biblioteca

Depois da visita às obras do PAC, o governador e comitiva seguiram para a Biblioteca Pública Benedito Leite, na Praça Deodoro. Os recursos, de R$ 5,5 milhões, são do Tesouro Estadual.

“Esta é uma obra importante para os pesquisadores, universitários, historiadores, para a população em geral. A Biblioteca Pública tem um grande acervo que será disponibilizado para toda a população maranhense. Estou entusiasmado de ver que as obras estão em processo acelerado de execução”, disse Washington Oliveira.

“Quem vai ganhar com esta obra é o maranhense. No ano em que completa seus 400 anos, São Luís recebe de presente uma nova biblioteca”, reforçou Luís Henrique Bulcão.

A diretora da Biblioteca, Rosa Maria Ferreira, disse que, até junho, o acervo estará organizado. “Toda a aquisição de equipamentos modernos de digitalização do acervo, de microfilmagem está sendo adquirido. Nós vamos inaugurar uma biblioteca que a população maranhense merece”, disse a diretora.

O acervo da biblioteca, hoje, gira em torno de 160 mil peças, entre livros, obras raras, revistas, manuscritos, periódicos, jornais e fotografias. Todo o acervo será disponibilizado para a população em um prédio climatizado com elevador para deficientes físicos e com novas instalações das redes hidráulica, elétrica e de informática. Além do prédio principal, que abriga a maior parte do acervo, a reforma inclui melhorias no prédio anexo.

Atualmente, grande parte do acervo está à disposição dos interessados em prédio na Rua do Egito, no Centro de São Luís. O local funciona das 8h às 18h, oferecendo para consulta um acervo de 10 mil livros dos setores de Braile, Infantil, Municipalização, Processamento Técnico, Literatura Brasileira e Maranhense, Informática, Escritório de Direitos Autorais e a Administração do órgão, além dos programas de incentivo à leitura e de capacitação.

Governo do Maranhão

Compartilhe